sexta-feira, 17 de junho de 2011



Lâmpada centenária desafia a Ciência





Uma lâmpada em uma central de bombeiros na Califórnia está acesa há 110 anos e ninguém sabe como ou por que ela ainda não parou de funcionar.

A lâmpada foi acesa em 1901 na cidade de Livermore, norte da Califórnia e foi apagada apenas por alguns cortes de energia e a mudança de prédio dos bombeiros em 1976.

A lâmpada famosa e misteriosa tem até um comitê formado em seu centenário. O presidente é o chefe de divisão dos bombeiros aposentado, Lynn Owens.

"Ninguém sabe como é possível uma lâmpada funcionar por tanto tempo", disse Owens.

Ele acrescenta que a corrente baixa que alimenta a lâmpada de 60 watts pode ter prolongado sua vida, mas ninguém descobriu porque ela continua brilhando. E Owens afirma que cientistas de todos os Estados Unidos já foram ver a lâmpada.

A lâmpada entrou para o livro Guinness World Record e já virou atração turística de Livermore.

Lâmpada de 110 anos tem um comitê de centenário

"A lâmpada foi criada por um inventor chamado Adolphe Chaillet, que foi convidado pelo governo do Estado de Ohio para fundar uma fábrica de lâmpadas no século dezenove. Ele aceitou o convite e criou uma lâmpada especial", um presente para os bombeiros, afirmou Steve Bunn, que faz parte do comitê do centenário.

Bunn disse que, no começo pensou que a lâmpada centenária era um objeto comum, mas depois descobriu que ela custou muito mais do que as outras e sua fabricação, à mão, deu muito mais trabalho.

E a lâmpada famosa já demonstra isto na aparência de seus filamentos.

"A primeira coisa que fiz quando olhei para cima foi notar que o filamento escrevia a palavra 'no' (não, em inglês). Mas, então, olhei de outro jeito e vi que de fato ela dizia 'on', (ligada em inglês)", conta Steve Bunn.

Os 110 anos da lâmpada dos bombeiros de Livermore são comemorados em junho.

Deputado Federal Luciano Moreira é velado no plenário da Assembleia Legislativa do Estado

Ele morreu na noite dessa quinta-feira (16) em acidente na rodovia BR-402, em Morros.
O corpo do deputado federal Luciano Moreira, do PMDB, foi levado para um hospital na cidade de Morros, que fica há 50 quilômetros de São Luís. Amigos e parentes chegavam à busca de informações. No começo da madrugada, o corpo foi levado para o IML da capital.
O deputado federal Luciano Moreira viajava de Barreirinhas na região dos Lençóis, com destino a São Luis. Há 40 quilômetros do município de Morros, na BR-402 o motorista tentou desviar de um animal na pista, perdeu o controle, o carro capotou diversas vezes. No acidente, o deputado foi arremessado para fora do carro e morreu na hora. As outras três pessoas que estava no veículo tiveram apenas ferimentos.
Com o deputado viajavam o motorista Kleber Brandão, a secretária Cecília Cidrek e o coordenador do gabinete estadual do parlamentar, Mariano Laranjeira, que muito abalado mal conseguia falar.
O deputado federal chegou, ontem (16), de Brasília e participou, em Barreirinhas, do Encontro de Procuradores. Ele, ainda, teria mais compromissos em outros municípios maranhenses no fim de semana.
Pelos estragos no carro, é possível perceber que o veículo capotou muitas vezes.
Luciano Moreira nasceu no Ceará e tinha 58 anos. Trabalhou 35 anos na vida pública. Foi secretário de Estado nas áreas de Planejamento, Administração, Educação, Ciência e Tecnologia, Assuntos Estratégicos e Previdência dos Estados do Ceará, Maranhão e Roraima.
Nos anos 90, chegou ao Maranhão e iniciou uma grande reforma administrativa no Estado. Implementou o programa "Minha Casa", idealizou o "Shopping do Cidadão", e, em 2009, colocou em prática um amplo programa de valorização do servidor público.
Há dois anos, recebeu o título de cidadão maranhense na Assembleia Legislativa.
Em 2010, elegeu-se deputado federal pelo PMDB e foi um dos mais votados do Estado.
Governadora cancela agenda
Em razão da morte do deputado Luciano Moreira, a governadora do Maranhão, Roseana Sarney, que está em Brasília, cancelou a solenidade de inauguração de uma rodoviária em Imperatriz. Ela retorna, nesta sexta-feira (17), para São Luís para participar do velório do deputado federal, que ocorre na sede da Assembleia Legislativa, no Cohafuma.
A Assembleia Legislativa, por meio do seu presidente, Arnaldo Melo (PMDB), também, suspendeu as atividades. Os trabalhos da Comissão Parlamentar da Baixada foram adiados.
"O Maranhão perdeu um grande político, um técnico brilhante. Luciano Moreira foi um grande homem, um pai de família exemplar, um profissional que se destacou por onde passou. Perde o Maranhão, perde o povo do Maranhão": foram com essas palavras que o presidente da Assembleia Legislativa (AL), deputado Arnaldo Melo (PMDB), lamentou a morte do deputado federal Luciano Moreira (PMDB)
Abalado pela notícia, Arnaldo Melo anunciou que se reunirá com os deputados estaduais para definir o posicionamento da Assembleia Legislativa pelos próximos dias, em razão da "perda irreparável".
"Sempre foi um homem estudioso e comprometido em fazer o melhor", concluiu Arnaldo Melo.
Velório
O corpo do deputado federal Luciano Moreira desde cedo já se encontrava no plenário da Assembleia Legislativa onde a família e amigos podiam velar o ente querido. Às 11h, foi realizada  uma missa de corpo presente.




STF mais uma vez defende a liberdade de expressão



Por unanimidade o STF liberou a Marcha da Maconha. Mais um golpe contra aqueles que insistem em ressuscitar a censura e cercear a liberdade individual e coletiva.

Ninguém tem o direito de dizer o que o cidadão adulto e em pleno gozo dos seus direitos e das suas faculdades mentais, pode ou não pode fazer, a não ser a sociedade através de Lei, votada livre e democraticamente pelos seus representantes no Congresso Nacional, respeitados evidentemente os princípios dos Direitos Humanos Universais.

quinta-feira, 16 de junho de 2011


O arrastão das múmias

Estamos quase entrando no 2º semestre de 2011! Na segunda década do século XXI! E hoje, a realidade política do Maranhão mais parece um filme de época. Uma tragédia.  

Claro, que não a grega, mas a brasileira, concerteza!!!!

Muitos dos problemas atuais maranhenses são antigos dramas dos séculos passados, com um cenário sempre marcado pelo coronelismo, escravismo, concentração de terras, saque e destruição das riquezas naturais, ausência de civilidade política, cooptação, medo do poder, miséria social, o patrimonialismo levado às últimas conseqüências, o compadrio, a fraude, a impunidade, descaso com a educação e saúde pública...  

Todas essas desgraças do passado se apresentam novamente com Roseana Sarney Murad mais uma vês, ou melhor, pela quarta vez no Palácio dos Leões.

Seu governo é a síntese do atraso. A eterna “Rainha” das empreiteiras é hoje a “musa” do latifúndio e a porta-voz da violência no campo e dos despejos de lavradores. É quem cuida das relações públicas (e privadas) do grande capital em nosso Estado (Vale, Eike Batista e Cia).

E hoje, junto com aquela que os estudantes de São Luis um dia batizaram de Rosengana (por conta do “tele-engano”), temos hoje a escalação do seu time titular: Jorge Murad (Geia/Lunus) que resolveu sair da tumba para o comando da Casa Civil e da Secretaria de Planejamento do Estado; Lobão no putrefato ministério das Minas e Energia; Epitácio Cafeteira, João Alberto Carcará e Edinho “Trinta” nos “representando” no Senado Federal; o “taradão” Pedro Novais assumindo o Ministério do Turismo; Ricardo Murad mandando na Secretaria de Saúde e querendo se eternizar na presidência da Assembléia Legislativa e Fernando Sarney despachando e fazendo suas folias e barricadas no Sistema Mirante/Máfia, sempre com seu inseparável habeas corpus preventivo no bolso. 

Sim, estamos em 2011!

E hoje, a política do Maranhão, além de estar escandalosamente degenerada, foi embalsamada.  

Além da explícita lógica do crime organizado, o Estado e suas principais instituições estão sob o comando de múmias.  Sim, múmias!

José Sarney, o coronelzinho desta província, com sua estranha síndrome de faraó, que teve como maior sonho de consumo deitar num mausoléu no Centro Histórico de São Luís (caso do Convento das Mercês), hoje comanda esta trupe de defuntos reanimados que está à solta, com a corda toda e fazendo todo tipo de farra com dinheiro público.

É um arrastão saído dos sarcófagos da ARENA e do PMDB e que insiste em levar o Maranhão do nada para lugar nenhum...

E a oposição?

Bem, ao longo das últimas décadas, se ouviu em São Luís muita gente dizer que não existe oposição no Maranhão.

Não é exatamente uma verdade.

Afinal, houve figuras, movimentos e até partidos, que merecem todo o nosso respeito. Mas, o fato é que sempre faltaram algumas coisas para mudar a triste realidade política deste estado. Faltou, por exemplo, uma vontade política a mais e algumas sacanagens a menos entre muitos daqueles que se dispuseram, um dia, a levantar a bandeira da oposição (e da esquerda).

O recente naufrágio da “barca da Libertação”, que navegou na política local entre os anos 2004 e 2009, é um exemplo desta situação.  

Mas, estamos em 2011!  E o que dizer da oposição hoje?
Está em decomposição?
Ainda existe?
Entregou os pontos?
Foi para o túmulo?
Tirou férias?
Está na janela vendo o arrastão passar?
Ou não sabe exatamente o que é fazer oposição?
Afinal, quem vai agir como oposição no Maranhão?
Quem quer agir como oposição?

Em 1994, Roseana Sarney Murad se “elegeu” pela primeira vez governadora do Maranhão. Houve fraude, logicamente.

E, no dia da diplomação da filha do coronel, o governo colocou inúmeros policiais militares na frente do TRE.

Todos de metralhadoras em punho e acompanhados de cachorro pastor alemão.  Naquele ano, terminada a apuração, a dita “oposição” cruzou os braços. Mas, Sarney e seu grupo, ficaram com medo de uma possível manifestação popular.
Temeram o povo, o mesmo povo que, na prática, com seus milhares e milhares de votos, tem sido por estas bandas sempre a maior força oposicionista.

No inicio do ano, Roseana recebeu mais um diploma de governadora.

Mais um, tirado da lama. Novamente com fraude.

A diferença é que atualmente a oligarquia está aparentemente tranquila.

Com suas ventosas presas às tetas de Brasília, age como se o nosso estado fosse a mais estável das democracias. Apesar dos delinqüentes de sempre, desta vez não teve polícia. 

Apenas o cordão dos puxa sacos e a claque tomaram conta do honorável Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão. Este que um dia, em 1951, foi literalmente queimado por conta de manifestação contrária à manipulação fraudulenta dos votos. 

As eleições no Maranhão continuam indecorosas, mas o bloco das múmias está aparentemente livre, leve e solto para passar com seu arrastão da mais alta periculosidade.

Fonte: Emilio Azevedo

Fazenda muda conceito de agricultura familiar



O governo decidiu alterar o conceito de agricultura familiar para ampliar os benefícios oficiais ao segmento

O Ministério da Fazenda permitirá o enquadramento de famílias "com um ou dois membros" cujas atividades "não-agrícolas" sejam exercidas fora do estabelecimento rural.

Hoje, a lei prevê que a mão de obra empregada na propriedade seja "predominantemente" da própria família.

A medida para permitir a chamada "pluriatividade" foi anunciada ontem, em audiência no Senado, pelo secretário-adjunto de Política Econômica da Fazenda, Gilson Bittencourt. A alteração fará parte da reforma do Manual de Crédito Rural (MCR), antecipada pelo Valor em meados de maio. O MCR está em vigor há quase meio século. A última revisão das normas ocorreu em 1980.

O conceito de agricultura familiar inclui atualmente o limite de quatro módulos fiscais (20 a 400 hectares, segundo o município), maior parte da renda originada da propriedade, além de condução pessoal do negócio. "A simplificação das normas vai ajudar muito o pequeno produtor", disse Bittencourt aos senadores da Comissão de Agricultura.

O governo também resolveu alterar as regras do MCR para eliminar as "diversas limitações" que impedem hoje um agricultor familiar enquadrado em determinado grupo de acessar recursos destinados a outro conjunto de produtores. 

"O manual será uma única resolução e a partir daí será a principal, mas não a única, legislação para o crédito rural", afirmou o secretário-adjunto. "Hoje, é um depósito de todas normas, com resoluções, leis, circulares, um apanhado de 85% normas do crédito rural que são alteradas pelo CMN".

As alterações no MCR também limitarão o endividamento de produtores familiares em operações de custeio e investimento. Haverá limites específicos para risco assumido pelas instituições financeiras e o chamado "risco da União".

Lula diz que documentos sigilosos do governo devem ser revelados. 




O ex-presidente Lula afirmou que deve ser estabelecido um prazo para que documentos sigilosos do governo sejam revelados ao público. A declaração foi feita após um evento em São Bernardo do Campo, no ABC.

Jornalistas que estavam no local, afirmam que ouviram de petistas que a decisão da presidente Dilma Rousseff de vetar a divulgação dos documentos sigilosos gerou mal estar no partido.

Nesta quarta-feira, a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, negou que o governo queira manter a possibilidade de sigilo eterno para documentos considerados ultrassecretos. 

Ela afirmou que a proposta original de mudança da Lei Geral de Acesso à Informação, enviada ao Congresso pelo Executivo, prevê a possibilidade de renovação do sigilo por mais 25 anos para documentos que tratem da integridade do território, segurança nacional e relações internacionais.

De acordo com a ministra, para que o sigilo desses documentos seja prorrogado será necessária a aprovação do pedido por uma comissão que terá a tarefa de analisar o assunto.

“Quero deixar muito claro que o projeto original que o governo do ex-presidente Lula [Luiz Inácio Lula da Silva] encaminhou, com negociação coordenada pela atual presidente, ex-ministra da Casa Civil [Dilma Rousseff], é muito claro. Não há sigilo eterno. Mas, em apenas três assuntos – a questão da integridade do território, segurança nacional e relações internacionais – será possível pedir a renovação do sigilo por mais 25 anos”, disse Ideli. 


Curtinhas do dia!!!!!

Quanto se ganha no Maranhão:

Professor: R$ 776,12 para preparar para a vida;
Bombeiro: R$ 1.251,05 para salvar vidas;
Policia Militar:  R$ 2.228,00 para arriscar a vida;
Médico: entre R$ 1.400,00 à R$ 3.771,00 para manter a vida;
Governador(a): R$ 18.300,00 para atrapalhar a vida do funcionário público
Deputado Federal pelo Ma: R$ 26.700,00 para aceitar tudo isso!

Desembargadores deverão devolver R$ 39,9 milhões aos cofres públicos.


Débito é decorrente da reprovação das contas dos dois magistrados relativas ao exercício de 2006.
SÃO LUÍS - O Tribunal de Contas do Estado (TCE) condenou, na sessão plenária de ontem (15), os desembargadores Militão Vasconcelos Gomes e Augusto Galba Falcão Maranhão que deverão devolver R$ 39,9 milhões aos cofres públicos.
O débito é decorrente da reprovação das contas dos dois magistrados relativas ao exercício de 2006, ano em que dividiram a presidência do Tribunal de Justiça (TJ-MA). Além dos dois magistrados, mais cinco servidores do TJ-MA respondem solidariamente pelas contas.
Como se trata de primeiro julgamento, os magistrados e os demais ordenadores de despesas alcançados pela decisão do TCE podem entrar com recursos.


Operação Gasparzinho - Oh inveja........



Operação Gasparzinho alcança empresas fantasmas na Paraíba: 

A Polícia Federal, a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Ministério Público Federal realizaram ontem (15/06) a Operação Gasparzinho, para desarticular uma organização criminosa que vinha agindo em pelo menos 35 municípios do Estado da Paraíba, por meio de fraudes em licitações públicas com o uso de empresas de fachada. A operação visa ao cumprimento de nove mandados de prisão temporária e 12 mandados de busca e apreensão, além do sequestro de bens dos envolvidos. 

Partindo de denúncias, as investigações chegaram a evidências de que um grupo de empresários estava utilizando empresas de fachada, registradas em nome de “laranjas” e de “fantasmas” (pessoas inexistentes, com nomes inventados), para fraudar licitações, sonegar impostos e ocultar bens obtidos com o lucro dos crimes cometidos. 

O desdobramento das investigações levou a um grupo de empresas envolvidas no esquema fraudulento e a algumas pessoas utilizadas como “laranjas” por dois irmãos empresários, que figuram como principais alvos da investigação. Cinco das empresas envolvidas receberam cerca de R$ 23,4 milhões de várias prefeituras paraibanas nos últimos quatro anos. 

Constatou-se ainda que a quadrilha obtinha, junto a órgãos públicos de mais de um estado da Federação, documentos para os “fantasmas”, tais como RG, CPF etc., que passavam a ser utilizados para a prática de uma série de fraudes, principalmente para movimentar valores e registrar bens usados pelo grupo, especialmente veículos de luxo. 

O grupo criminoso agia nos municípios de Alagoa Grande, Boa Vista, Mamanguape, Patos, Pilar, Pitimbu, Santa Rita, Santo André, Sumé, Algodão de Jandaíra, Brejo da Cruz, Caaporã, Lucena, Monteiro, Riachão do Bacamarte, Araçagi, Arara, Areia, Bayeux, Cabedelo, Caturité, Coremas, Cruz do Espírito Santo, Damião, Gurjão, Aroeiras, Cuitegí, São Bento, Areia de Baraúnas, Conde, Jericó, Juripiranga, Pedras de Fogo, Pombal e Serra Branca. 

Os presos responderão pelos crimes de formação de quadrilha, fraudes à licitação, falsificação de documentos e sua posterior utilização, sonegação de tributos e lavagem de dinheiro.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Tradição popular: Bumba-meu-boi



A riqueza do acervo arquitetônico, as belezas naturais, a variedade de pratos típicos e efervescência cultural fazem do Maranhão o lugar ideal para quem busca diversão. Beleza, tradição, variedade, magia. Estas são palavras que traduzem um pouco da rica cultura popular do Maranhão.

Não poderia ser diferente. A miscigenação das raças negras, brancas e indígenas, está presente em quase tudo aquilo que define a identidade cultural do Estado: no artesanato, na construção de embarcações típicas, nas danças e folguedos, nas festas, na culinária, na música e na tradição oral; Bumba-meu-boi, Tambor de Crioula e Caroço, Carnaval, São João, Divino Espírito Santo; as lendas da Serpente, do Touro Encantado e de Ana Jansen são resultados de uma síntese fascinante, marcada pela criatividade, tradição e participação popular que fazem do Maranhão um estado turisticamente atraente.

Vamos destacar, nesse momento, pois é nesta época de junho, que reina majestoso o Bumba-meu-boi.

Conta à história que os brancos trouxeram o enredo da festa; os negros, escravos, acrescentaram o ritmo e os tambores; os índios, antigos habitantes, emprestaram suas danças.

E a cada fogueira acesa para São João, os festejos juninos maranhenses foram-se transformando no tempo quente da emoção, da promessa e da diversão.

O auto popular do Bumba-meu-boi conta a estória da Catirina, uma escrava que leva seu homem, o nego Chico, a matar o boi mais bonito da fazenda para satisfazer-lhe o desejo de grávida: comer língua de boi. Descoberto o malfeito, manda o Amo (que encarna o fazendeiro, o latifundiário, o "coronel" autoridade) que os índios capturem o criminoso, que, trazido à sua presença, representa a cena mais hilariante da comédia (e também a mais crítica no sentido social).

Para ressuscitar o boi, chama-se o doutor, cujos diagnósticos e receitas estapafúrdias ironizam a medicina. Finalmente, ressurgido o boi e perdoado o negro, a pantomima termina numa grande festa cheia de alegria e animação, em que se confundem personagens e assistentes.

Com traços semelhante aos dos autos medievais, a brincadeira do Bumba-Meu-Boi existe em outras regiões do País, mas só no Maranhão tem três estilos, três sotaques, e um significado tão especial.

É mais que uma explosão de alegria. É "quase uma forma de oração", servindo como elo de ligação entre o sagrado e o profano, entre santos e devotos, congregando toda a população.

O Bumba-Meu-Boi, na verdade, nasce de pagamento de uma promessa feita ao "glorioso" São João, mas nas festas juninas maranhenses também se rendem homenagens a São Pedro e São Marçal.

No dia 12/06(sábado), deu-se inicio a programação da quadra junina em Luis Domingues, com a inauguração de uma praça onde se concentrará toda a programação cultural.

Vale ressaltar, a beleza e o conforto que o local proporcionou e proporcionará a população local e a todos os visitantes. O cantor Marcelo Val, encerrou a noite, com um grande show.

Neste final de semana, é a vez de Carutapera e Amapá do Maranhão iniciarem sua programação junina, vamos torcer para que a população das duas cidades também sejam presenteadas, com grandes atrações. 

terça-feira, 14 de junho de 2011


Será que nosso Estado precisa de mais 1.134 vereadores? 


Maranhão


A "Chapa maranhense tá fervendo", tudo pelo desejo de se criar mais 126 novos municípios no Estado mais pobre do Brasil, virou mesmo um alarido político nos últimos dias e a galera nada besta de Codó, está em uma só felicidade.
Segundo a OAB/Ma. os calculos  , que ajuizou uma Ação Direta de Inconstitucionalidade contra a festança dos novos municípios, o estado da Maranhão, além de 126 novos prefeitos para possivelmente terem contas reprovadas pelo TCE, no futuro, terá nada menos que mais 1.134 novos vereadores.
Vou novamente, escrever, afinal, você pode tar achado que entendeu erradamente, são mais 1.134 vereadores
Será que o povo maranhense aguenta pagar mais uma despesa dessa? E os nossos impostos, será que surgirão mais uns com aquelas abreviações, que não entendemos?
Quem assegura que estas nova raposas felpudas, não farão alianças politicas aos novos prefeitos ou farão oposição de mentirinha só para fazerem acertos na calada da noite? 


E novamente, ouviremos mais noticias no jornal nacional, sobre o sucateamento e falência da educação no Maranhão, caos na segurança pública, morte de cidadãos nas filas de espera dos hospitais de uma saúde em estado de "coma", para os mais otimistas, e sem contar na corrupção e desvios de recursos federais dos cofres públicos.
Nosso Estado não merece sustentar e aturar mais 1.134 vereadores, ou pior ainda de 126 prefeitos.
Todos comigo: .." Pai nosso que estais no céu, santificado seja vosso nome, vem a vós vosso reino........"

Que Deus nos proteja,hoje e sempre!

 


Dia Mundial do Doador de Sangue 

OMS pede mais voluntários pelo mundo


No Dia Mundial do Doador de Sangue, lembrado nesta terça-feira, a OMS (Organização Mundial da Saúde) pede que mais pessoas em todo o mundo tomem a decisão de se voluntariar como doador e salvar vidas.

O tema este ano é “Mais Sangue, Mais Vida” e reforça a necessidade classificada pela OMS como urgente de que mais pessoas realizem doações de sangue de forma regular – não apenas esporádica.

Dados mostram um total de 92 milhões de doações de sangue por ano em todo o mundo. Dos 80 países com baixas taxas de doação de sangue (menos de dez doadores para cada mil habitantes), 79 são nações em desenvolvimento.

De acordo com a organização, a doação de sangue beneficia mulheres com complicações durante a gravidez e durante o parto; crianças com anemia severa em resultado de má nutrição e malária; pessoas com graves traumas provocados por acidentes; e pacientes com câncer e que passam por algum tipo de cirurgia.

A decisão de doar sangue pode salvar diversas vidas, uma vez que componentes como as células vermelhas, as plaquetas e o plasma são separados e direcionados para pacientes com complicações distintas de saúde.

Não fique fora deste grande gesto de solidariedade e amor ao próximo!

DOE SANGUE.