sábado, 25 de junho de 2011

E eles ainda querem dirigir nosso País!!!!

Indio da Costa e José Serra durante a campanha para a presidência em 2010


A oposição está perdida mesmo. Sem conseguir voltar ao poder, está se entregando à bebida do demônio. Depois de Aécio Bebum Neves ter molhado o bico e ser pego pela polícia dirigindo, agora foi a vez do ex-vice de José Serra, Índio da Costa, ser parado pelos homens da Lei Seca.

Ele teve a carteira de motorista apreendida na madrugada desta quinta-feira (23) no Rio de Janeiro após se recusar a fazer o teste do bafômetro e só foi liberado após a apresentação de um motorista habilitado. Eta bebidinha do demônio!

sexta-feira, 24 de junho de 2011

UFMA abre concurso com 43 vagas e salários de até R$ 4.117,35.


A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) abre inscrições para proceso seletivo para professor substituto. O período de inscrição se encerra no dia 27 de junho de 2011, junto à divisão de expediente, protocolo e arquivo da Universidade Federal do Maranhão - DEPA, situada no Campus Universitário do Bacanga, Avenida dos Portugueses, s/nº, Prédio Marechal Castelo Branco. As inscrições podem ser realizadas das 8h às 11h e das 14h às 17h, em dias úteis.

A inscrição também poderá ser efetuada por meio de correspondência especial, através da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT), na modalidade SEDEX, com aviso de recebimento, desde que postada até o dia 27 de junho de 2011 e devidamente encaminhada, sob a referência "Seletivo Docente UFMA 2011 - Campi do Continente", para o endereço da UFMA, no CEP 65.080-040.

O comprovante de pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU), no valor de R$ 50, assim como a ficha de inscrição, deverá ser adquirida na subunidade acadêmica ou no site www.ufma.br. Após o pagamento da taxa de inscrição, em hipótese alguma esta será devolvida, exceto se o Processo Seletivo for cancelado por decisão da Universidade.

Vagas
São 43 vagas com salários de até R$ 4.117,35. As oportunidaes são para o campus de Pinheiro/Coordenação do curso de licenciatura em ciências humanas: biologia (5), códigos de linguagem - artes visuais (1), filosofia (6), física (5), fundamentos da educação (3), geografia (4), história (2), inglês (1), matemática (6), química (6), sociologia (4).

Provas
Os seletivos serão realizados no campus universitário do Bacanga na cidade de São Luis, exceto os destinados aos campi de Grajaú e Imperatriz que ocorrerão na cidade de Imperatriz, em data e horário a serem informados posteriormente pela Coordenação responsável da realização dos Seletivos.

O contrato terá vigência por um período de 6 meses, com possibilidade de renovação de 6 em 6 meses, não podendo exceder a 24 meses no seu total.
O prazo de validade do seletivo, para efeito de contratação, será de 1 ano (Portaria nº 450/02-MPOG, de 06/11/2002), contado a partir da publicação do edital de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado.

Mais informações através do endereço eletrônico do Diário Oficial da União.

O significado de Corpus Christi



Existem no decorrer do ano, diversas datas que são definidas como feriado seja municipal, estadual ou nacional.

Geralmente, um feriado sempre é bem vindo; para muitos sinônimo de folga no trabalho e diversão. Mas, há uma questão muito séria que se encontra por trás de alguns destes feriados, são "dias santos", por conseqüência consagrada há alguma entidade venerada por multidões; estes feriados são uma forma de devotar louvor ou veneração a personagens declarados como "santos" (1Co 10.19,20).

Irmãos queridos são chamados a uma vida santa (separada) e compromissados com as verdades de Deus que estão expressas de forma clara na Bíblia; o Espírito Santo move e faz-nos ver que é incompatível com a fé verdadeira participar destas consagrações tradicionais em algumas cidades.

E, na condição de separados que somos, é sábio declararmos diante das trevas que anulamos em nome de Jesus Cristo, todo poder e autoridade constituída pelos homens às forças espirituais contra nossas vidas. O passo seguinte é procurarmos viver um dia, de muita vigilância e consagração ao Senhor (Mt 26.41), para que não sejamos atingidos pelo inimigo.

Corpus Christi é uma festa ao Corpo de Cristo. É uma data adotada na Igreja Católica, para comemorar a presença real de Jesus Cristo no sacramento da Eucaristia, pela mudança da substância do pão e do vinho na de seu corpo e de seu sangue (O Catolicismo declara que a hóstia, torna-se literalmente em Carne e Sangue do Senhor Jesus).

A seguir, veja como se iniciou esta comemoração:

A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao século XII. A Igreja sentiu necessidade de realçar a presença real do "Cristo todo" no pão consagrado. Esta necessidade se aliava ao desejo do homem medieval de "contemplar" as coisas. 
Surgiu nesta época o costume de elevar a hóstia depois da consagração. Disseminava-se uma controvertida piedade eucarística, chegando ao ponto das pessoas irem à igreja mais "verem" a hóstia do que para participarem efetivamente da eucaristia.

A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula ‘Transiturus’ de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes. O Papa Urbano IV foi o cônego Tiago Pantaleão de Troyes, arcediago do Cabido Diocesano de Liège na Bélgica, que recebeu o segredo das visões da freira agostiniana, Juliana de Mont Cornillon, que exigiam uma festa da Eucaristia no Ano Litúrgico.

Juliana nasceu em Liège em 1192 e participava da paróquia Saint Martin. Com 14 anos, em 1206, entrou para o convento das agostinianas em Mont Cornillon, na periferia de Liège. Com 17 anos, em 1209, começou a ter ‘visões’, (que retratavam um disco lunar dentro do qual havia uma parte escura.
Isto foi interpretado como sendo uma ausência de uma festa eucarística no calendário litúrgico para agradecer o sacramento da Eucaristia. Com 38 anos, em 1230, confidenciou esse segredo ao arcediago de Liège, que 31 anos depois, por três anos, será o Papa Urbano IV (1261-1264), e tornará mundial a Festa de Corpus Christi, pouco antes de morrer.
A ‘Fête Dieu’ começou na paróquia de Saint Martin em Liège, em 1230, com autorização do arcediago para procissão eucarística só dentro da igreja, a fim de proclamar a gratidão a Deus pelo benefício da Eucaristia. Em 1247, aconteceu a 1ª procissão eucarística pelas ruas de Liège, já como festa da diocese. Depois se tornou festa nacional na Bélgica.
A festa mundial de Corpus Christi foi decretada em 1264, 6 anos após a morte de irmã Juliana em 1258, com 66 anos. Santa Juliana de Mont Cornillon foi canonizada em 1599 pelo Papa Clemente VIII. 

O decreto de Urbano IV teve pouca repercussão, porque o Papa morreu em seguida. Mas se propagou por algumas igrejas, como na diocese de Colônia na Alemanha, onde Corpus Christi é celebrada antes de 1270.

O ofício divino, seus hinos, a seqüência ‘Lauda Sion Salvatorem’ são de Santo Tomás de Aquino (1223-1274), que estudou em Colônia com Santo Alberto Magno.

Corpus Christi tomou seu caráter universal definitivo, 50 anos depois de Urbano IV, a partir do século XIV, quando o Papa Clemente V, em 1313, confirmou a Bula de Urbano IV nas Constituições Clementinas do Corpus Júris, tornando a Festa da Eucaristia um dever canônico mundial. Em 1317, o Papa João XXII publicou esse Corpus Júris com o dever de levar a Eucaristia em procissão pelas vias públicas. 

O Concílio de Trento (1545-1563), por causa dos protestantes, da Reforma de Lutero, dos que negavam a presença real de Cristo na Eucaristia, fortaleceu o decreto da instituição da Festa de Corpus Christi, obrigando o clero a realizar a Procissão Eucarística pelas ruas da cidade, como ação de graças pelo dom supremo da Eucaristia e como manifestação pública da fé na presença real de Cristo na Eucaristia.

Em 1983, o novo Código de Direito Canônico – cânon 944 – mantém a obrigação de se manifestar ‘o testemunho público de veneração para com a Santíssima Eucaristia’ e ‘onde for possível, haja procissão pelas vias públicas’, mas os bispos escolham a melhor maneira de fazer isso, garantindo a participação do povo e a dignidade da manifestação.

A Eucaristia é um dos sete sacramentos e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse:”Este é o meu corpo...isto é o meu sangue... fazei isto em memória de mim”. Porque a Eucaristia foi celebrada pela 1ª vez na Quinta-Feira Santa, Corpus Christi se celebra sempre numa quinta-feira após o domingo depois de Pentecostes.


Os dados históricos foram colhidos em sites Católicos, facilmente encontráveis na rede. 
Este artigo foi colhido no seguinte

 http://www.diocesepresidenteprudente.com.br/anuncio-materias-ver.asp?codigo=153

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Prefeitura de São Luis/Ma busca setor privado para sanar o problema do lixo

A medida foi tomada como forma de atender à Lei Federal 12.305/2010, que prevê solução definitiva.



A Prefeitura de São Luís iniciou uma série de estudos para a implementação de uma parceria público-privada para a destinação dos resíduos sólidos da capital. A medida foi tomada como forma de atender à Lei Federal 12.305/2010, que determina à administração municipal que encontre uma solução definitiva e viável para o lixo produzido diariamente.
Segundo informou o chefe da assessoria técnica da Prefeitura, João Rodolfo Ribeiro Gonçalves, a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) foi contratada pela administração municipal para fazer a análise de todas as possibilidades de destino para o lixo produzido diariamente pela população. 
A apresentação das opções mais viáveis acontecerá primeiramente à comissão e em seguida para os participantes da audiência pública que será realizada no dia 6 de julho no Sesc/Olho d’Água. “Tudo será analisado antes e somente a partir desse estudo é que levaremos as opções para discussão em audiência pública que deve ter a participação de pelo menos 35 organizações”, disse Gonçalves.
Entre as justificativas para a criação de uma comissão multidisciplinar que vai assessorar e acompanhar a consultoria da Fipe a principal é a atual situação do Aterro da Ribeira (localizado no Distrito Industrial). Nesse ponto, o decreto que institui a comissão, diz que as “ações promovidas pelos Ministérios Públicos Estadual e Federal, já amparadas por decisão judicial, tornam a questão da ampliação do aterro um assunto superado”.
Outra justificativa é a iminente fiscalização da Lei 12.305, que obriga os governos municipais e estaduais a adotar um plano de resíduos sólidos. Como a aprovação da referida lei ocorreu em agosto de 2010, o prazo expira em agosto de 2012.
A implementação de uma parceria público-privada é vista pelo chefe da assessoria técnica da prefeitura como uma medida ágil e segura, além de estar baseada num projeto elaborado por uma instituição experiente em questões em que envolvem a destinação do lixo. 
“Nós podemos fazer a readequação do Aterro da Ribeira, a incineração do lixo, o tratamento, a sua utilização para a produção de energia. Tudo isso depende da apresentação dos estudos técnicos que a Fipe vai fazer”, informou João Rodolfo Gonçalves.
Além de João Rodolfo Gonçalves, a comissão tem como membros o secretário municipal de Meio Ambiente, Afonso Henrique de Jesus Lopes, e o secretário-adjunto de Obras e Serviços Públicos, Ricardo Medeiros Filho.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Diga NÃO a divisão do Pará!


"Não sei qual será o seu destino, mas uma coisa eu sei: os únicos dentre vocês que serão realmente felizes são os que procurarem e encontrarem um meio de Servir".
Albert Schweitzer


segunda-feira, 20 de junho de 2011


Divisão do Pará em três Estados tem longo caminho pela frente, dizem Deputados.



Deputados estaduais paraenses dizem que a proposta sobre a divisão do Pará em três Estados depende ainda de muitos debates e consultas. A Câmara aprovou nesta quinta-feira (05) em Brasília a realização de plebiscito sobre a criação apenas do Estado do Carajás, não mencionando o plebiscito para Tapajós.

Autor de um projeto semelhante em 1992, reapresentado em 2007, o deputado Giovanni Queiroz (PDT) informou ao UOL Notícias que ainda não está definido se a consulta popular será apenas nos possíveis novos Estados ou em todo o Pará.

Os deputados não chegaram a um consenso se vale o artigo constitucional em prol da consulta só em Carajás ou se é preciso cumprir a lei complementar 9.607, que manda ouvir toda a população paraense.
Segundo o pedetista, se o Senado promulgar a lei, será criada uma frente parlamentar para, primeiro, consultar o TSE e, depois de definida a abrangência da pesquisa, organizar a campanha pró e contra no rádio e televisão.

Queiroz estima que o impasse seja resolvido em até trinta dias, mas o deputado Zé Geraldo (PT) afirma que o assunto não se encerra aí. Antes de colocar a campanha na rua, será preciso aprovar a consulta também sobre a criação do Tapajós, diz.

Segundo Zé Geraldo, se o Senado não aprovar a realização do plebiscito já aprovado pela Câmara sobre o Tapajós, nenhum dos dois será realizado porque o projeto versa sobre os dois novos Estados.

A previsão do petista é de que nada seja definido este ano. A justificativa é que o quórum da Câmara durante a aprovação foi baixo e desfalcado de representantes de Estados que podem inviabilizar as propostas.

Zé Geraldo diz que a divisão sempre esteve permeada de debate político e agora não é diferente. No Senado, por exemplo, Estados do sul podem não aceitar que a Amazônia ganhe mais três senadores a cada novo Estado criado, sustenta.

“No Senado não será tão simples”, afirmou ele, que conduziu a votação do PT em favor do plebiscito, embora acredite que o debate sobre a nova divisão territorial do Pará ainda seja superficial.

“É lógico que os políticos que estão na região emancipatória são favoráveis à divisão, e os que estão na que perderá território são contrários. É claro que há falta de infraestrutura nos municípios, mas não podemos dizer que a separação é benéfica ou maléfica. O debate não foi aprofundado”, disse Zé Geraldo.

Queiroz sustenta que os problemas enfrentados pelo sudeste e oeste do Pará para acessar os serviços públicos, por si só, justificam a separação. Mas há também o exemplo de Tocantins, criado a partir de Goiás.

De acordo com Queiroz, os custos com a criação de infraestrutura para os novos legislativos, Judiciário e Executivo valerão a pena pela proximidade a ser estabelecida com a população. E a economia, diz, tende a crescer.


Fonte: UOL Notícias

Conheça as origens e a evolução do forró, o ritmo da festa de São João

Estilo passou por três grandes fases desde que surgiu, nos anos 1940. Evolução causa disputa, mas formatos podem conviver, dizem críticos.

Começa nesta semana o principal momento da maratona de forró nas festas de São João no Nordeste. Com a aproximação da noite oficial de comemoração do santo, na próxima sexta-feira (24), é quase impossível ouvir algum tipo de música diferente nesta época nas cidades que se transformam em principais focos da festa, como Campina Grande (PB) e Caruaru (PE).
Mas dizer que todos tocam forró não quer dizer necessariamente que a música é a mesma. Ao longo das sete décadas desde que surgiu e se espalhou pelas mãos de Luiz Gonzaga, o estilo musical que é símbolo do Nordeste passou por transformações em sua forma. 
Ele deixou de ser uma música puramente regional tocada com sanfona, zabumba e triângulo, se adaptou à modernidade, incorporou elementos do pop, do axé e do tecnobrega. Bandas de forró mais novas têm uma produção comparável a grandes shows de pop do mundo. 
Um desses grupos, Calcinha Preta, fez até mesmo apresentações em 360 graus, como as do U2.

A transformação gera controvérsias e disputas. O secretário de cultura da Paraíba, o cantor Chico César, criticou as bandas mais “modernas”, que chamou de “forró de plástico”. 
No mesmo tom, Dominguinhos, fiel ao forró original, já alegou que as bandas novas mudaram tanto o estilo que “não dá pra dizer que aquilo é forró”. Apesar da evolução e dos contrastes, os diferentes estilos do forró podem “conviver”, segundo Expedito Leandro Silva, autor de “Forró no Asfalto: mercado e identidade cultural”, em que trata da evolução e urbanização do estilo musical que é marca do São João no Nordeste. 
“O primeiro não deixa de existir, e o segundo continua a se modernizar e acentua suas diferenças em relação ao original”, disse a reportagem.
Pesquisadores do tema costumam dividir o estilo em três grandes fases: Forró tradicional (também chamado de pé-de-serra), Forró Universitário e Forró Eletrônico. Elas são marcadas pela urbanização, incrementação técnica e adaptação do estilo ao mercado em diferentes épocas.
Surgimento
Logo que apareceu, o forró era uma criação artística autêntica do universo rural do sertanejo, e teve em Luiz Gonzaga seu principal divulgador e representante. A música era normalmente tocada com apenas três instrumentos e trazia nas letras temas saudosistas, regionais e com forte sotaque interiorano.


Elba Ramalho e Dominguinhos (Foto: Felipe Panfilli/G1)


O pé-de-serra continua presente em sua forma clássica na grande festa do Nordeste. Seja pelas mãos de artistas já consagrados nacionalmente, como Dominguinhos, ou por nomes mais locais, como Santana, ainda há quem mantenha vivo o estilo original.


Reciclagem

As primeiras grandes mudanças vieram a partir de 1975, quando músicos populares da época, como Alceu Valença, Zé e Elba Ramalho e Geraldo Azevedo se enveredaram pelo forró, adaptando o estilo à época e à forma que já tocavam. Era o forró Universitário, que tinha o nome tirado do público jovem e urbano a que apelavam.

O estilo foi retomado em estilo parecido duas décadas depois, quando grupos como Falamansa e Trio Rastapé se tornaram populares nacionalmente com o “pé-de-serra adaptado ao mundo atual”, como explicou Ricardo Cruz, do Falamansa, a reportagem.
“A semelhança entre a gente e Alceu Valença e Zé Ramalho existe por termos seguido um mesmo movimento de buscarmos nas fontes originais, tradicionais, como Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro, aliando ao momento que vivemos. No meu caso, é a contemporaneidade, misturando o pé-de-serra” com influências de reggae, rock e MPB. Buscamos fazer pé-de-serra junto com nosso cotidiano, nossa realidade”, disse.
Banda cavaleiros do Forró, que toca o estilo eletrônico

A mudança nas últimas décadas foi tão intensa, chegando a grupos como Aviões do Forró e Calcinha Preta, que, segundo o pesquisador Expedito Silva, mudaram tanto a proposta original que se aproximam mais do tecnobrega de que do forró propriamente dito.
Em entrevista, o fundador da banda Magníficos, uma das primeiras do forró estilizado, explicou que o que eles fazem é música popular romântica misturada com forró. “É como se pegássemos uma música de Roberto Carlos, por exemplo, e tocássemos em ritmo de forró”, disse José Inácio, o Jotinha.
A banda Magníficos, na verdade, começou com músicas tradicionais, pé-de-serra, mas decidiu mudar. “Luiz Gonzaga nos influenciou muito, mas adaptamos o pé-de-serra tradicional ao romântico. Gostamos e respeitamos, mas não é o que queremos fazer. Você tem que acompanhar a evolução das coisas”, disse.
Segundo Silva, que estudou a evolução do forró, o principal diferencial entre o estilo clássico e o eletrônico é que as bandas novas lidam melhor com o mercado, vendem mais. “O estilo é preferido pelas pessoas mais jovens, que se identificam mais. O que acontece é que quem gosta de forró, especialmente no Nordeste, não confunde o eletrônico com o tradicional. Ele vê o estilizado como lazer, diversão, passatempo, mas respeita o forró tradicional”, disse.
Fonte: G1

Fotos históricas - O altar de Lampião



Estamos iniciando com a morte de Lampião, uma série de publicações de fotos históricas do Maranhão, do Brasil e do mundo.

Em 28 de julho de 1938, no município de Poço Redondo, Sergipe, na fazenda Angico, Lampião foi morto por um grupamento da polícia militar alagoana chefiado pelo tenente João Bezerra, juntamente com dez de seus cangaceiros, entre os quais se encontrava sua companheira, Maria Bonita.

Foram todos decapitados e suas cabeças, levadas como comprovante de suas mortes, foram expostas nas escadarias da igreja matriz de Santana do Ipanema. 

De lá foram conduzidas a Maceió e depois para Salvador. Foram mantidas, até a década de 1970, como "objetos de pesquisa científica" no Instituto Médico Legal de Salvador.

domingo, 19 de junho de 2011


Faça amor, não faça baderna!!!!


                             Beijo do casal durante conflito de torcedores e policiais em Vancouver/Canadá



A FUGA DOS LEÕES



Dois leões fugiram do Jardim Zoológico.

Na fuga, cada um tomou um rumo diferente.


Um dos leões foi para as matas e o outro foi para o centro da cidade. Procuraram os leões por todo o lado, mas ninguém os encontrou.

Depois de um mês, para surpresa geral, o leão que voltou foi justamente o que fugira para as matas. Voltou magro, faminto, quebrado. Assim, o leão foi reconduzido a sua jaula.

Passaram-se oito meses e ninguém mais se lembrou do leão que fugira para o centro da cidade, quando um dia, o bicho foi recapturado.

E voltou ao Jardim Zoológico gordo, sadio, vendendo saúde.

Mal ficaram juntos de novo, o leão que fugira para a floresta perguntou ao colega:
- Como é que conseguiste ficar na cidade esse tempo todo e ainda voltar com saúde? Eu, que fugi para a mata, tive que voltar, porque quase não encontrava o que comer ... !!!

O outro leão então explicou:

- Enchi-me de coragem e fui esconder-me numa repartição pública.
Cada dia comia um funcionário e ninguém dava por falta dele.

- E por que voltaste então para cá? Tinham acabado os funcionários?

- Nada disso. Funcionário público é coisa que nunca se acaba.

É que eu cometi um erro gravíssimo. 

Tinha comido o diretor geral, dois superintendentes, cinco adjuntos, três coordenadores, dez assessores, doze chefes de seção, quinze chefes de divisão, várias secretárias, dezenas de funcionários e ninguém deu por falta deles! 

Mas, no dia em que eu comi o que servia o cafezinho...

Estraguei tudo!!!

Experimenta tambem comer

professor 

para ver quanta gente
 
vai gritar!!!

Não por sentir falta do 

professor, mas por

não ter quem fique com 

os 

alunos !!!!!!!!!!!