quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Saude - PRÉ-HISTÓRIA DA AIDS

A TRAJETÓRIA DA DOENÇA ANTES DE 81

O médico canadense Jacques Pépin. espe­cialista em doenças infecciosas, conta de forma inédita o surgimento do vírus HIV em seu novo livro The Origins of AIDS (As Origens da Aids. sem edição brasileira). Oficialmente reconhecido em 1981, seu percurso teria começado 60 anos antes. Veja esta nova versão da história. //Carol Castro


1921 Na África central. caçador adquire o vírus SIV (similar ao HIV) de chimpanzés por meio do sangue ou consumo da carne do animal.

1921 A 1932 Construção da ferrovia Congo-Ocean Railway aumenta prostituição e contágio.

1930 Países africanos obrigam prostitutas a se vacinarem contra sífilis com agulhas reutilizáveis.

1960 Na recessão pós-guerra. prostitutas passam de 4 clientes por ano a 4 por dia.

1970 HIV chega à América com as doações de plasma sanguíneo para cura de hepatite B vinda do Haiti.

1981 Após casos raros de pneumonia. médicos americanos descobrem uma nova doença: a Aids. O primeiro nome era Grid (Gay-related immune deficiency).

2007 Cientistas encontram HIV em amostras congeladas de tecido linfático antigo e chegam à data aproximada do primeiro caso da doença: 1921.




Enfim, todo cuidado é pouco, sempre use camisinha. Existe um número considerável de casos de Aids no Maranhão e no Pará.

Aquecimento Global


Uma pérola de irreverência


O bom humor é a inteligência que faz cócegas. A sentença acima é um comentário anônimo à postagem “De cor e salteado”: uma demonstração inteligente e bem humorada de como é possível avacalhar com todos os políticos,  sem ser grosso, chulo ou mal educado.

Parabéns ao anônimo que nos concedeu esta pérola.


Sinceramente falando…


A caricatura é do Nilton. A frase foi cortada do “Estadão”.