quinta-feira, 16 de junho de 2011


Lula diz que documentos sigilosos do governo devem ser revelados. 




O ex-presidente Lula afirmou que deve ser estabelecido um prazo para que documentos sigilosos do governo sejam revelados ao público. A declaração foi feita após um evento em São Bernardo do Campo, no ABC.

Jornalistas que estavam no local, afirmam que ouviram de petistas que a decisão da presidente Dilma Rousseff de vetar a divulgação dos documentos sigilosos gerou mal estar no partido.

Nesta quarta-feira, a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, negou que o governo queira manter a possibilidade de sigilo eterno para documentos considerados ultrassecretos. 

Ela afirmou que a proposta original de mudança da Lei Geral de Acesso à Informação, enviada ao Congresso pelo Executivo, prevê a possibilidade de renovação do sigilo por mais 25 anos para documentos que tratem da integridade do território, segurança nacional e relações internacionais.

De acordo com a ministra, para que o sigilo desses documentos seja prorrogado será necessária a aprovação do pedido por uma comissão que terá a tarefa de analisar o assunto.

“Quero deixar muito claro que o projeto original que o governo do ex-presidente Lula [Luiz Inácio Lula da Silva] encaminhou, com negociação coordenada pela atual presidente, ex-ministra da Casa Civil [Dilma Rousseff], é muito claro. Não há sigilo eterno. Mas, em apenas três assuntos – a questão da integridade do território, segurança nacional e relações internacionais – será possível pedir a renovação do sigilo por mais 25 anos”, disse Ideli. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário