quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Justiça proíbe propaganda que comparava ensino a distância de serviço social a fast food


A Justiça Federal em Campinas determinou que CFESS (Conselho Federal de Serviço Social) suspenda uma propaganda veiculada na internet e em rádios comparando o ensino a distância na área a lanchonetes de fast food. Segundo a decisão do juiz federal Haroldo Nader, parte do material tem caráter “altamente pejorativo” e expõe “os consumidores deste método ao ridículo”.
Segundo o juiz, parte da campanha trata os alunos de ensino a distância como “pessoas de pouca inteligência e discernimento” e mesmo induzem “os telespectadores de que o curso será ministrado de forma antiética”. 
De acordo com a Anated (Associação Nacional dos Tutores de Ensino a Distância), que ingressou com a ação, a propaganda estava causando “constrangimentos”.

"Blá, blá, blá"

Os vídeos são ambientados em uma lanchonete, onde o balconista ajuda o estudante a "montar" o curso a distância de sua preferência.
Em um dos vídeos, o ator que interpreta o balconista diz: "Tem gente que vai te dizer que o tutor precisa ser um assistente social, blá, blá, blá, coisa e tal. Mas, às vezes, eles nem são. Nas atividades dos polos nós passamos vídeos, palestras, e o tutor só coordena, nem responde as perguntas. 
Não precisa ser um assistente social para usar os equipamentos, isso qualquer um faz, não é verdade? E como os encontros presenciais nos polos não são uma aula, então assistente social pra quê?"
Em outro, o "balconista" alerta: "Uma boa graduação garante a base para um bom profissional se desenvolver e aqui no nosso curso você vai suar desde o começo, vai ter que se virar e dar seu jeito de correr atrás. Vai ser assim depois que você se formar, então é melhor sofrer logo de uma vez. E, se ficar com dúvidas, você tem a vida inteira para aprender. É ou não é?"

Outro lado

De acordo com a assessoria de imprensa do CFESS, a entidade ainda não foi notificada da decisão e prefere não falar sobre o caso até que isso ocorra. Uma nota foi divulgada no site da instituição informando que, assim que a notificação aconteça, o conselho irá tomar as medidas necessárias para que "possam prosseguir com a divulgação de seu posicionamento político em defesa da educação pública, laica, presencial e de qualidade".
A nota é assinada pelo CFESS, pela ABEPSS (Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social) e pela ENESSO (Executiva Nacional dos Estudantes de Serviço Social).

Em Itabagi (PR), escolas públicas recebem lousas digitais


Nesta sexta-feira, Tibagi/PR se tornará o primeiro município do Brasil a implantar Lousas Interativas Multimídia (LIM) em todas as salas de aula das escolas e centros municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental até o 5º Ano. Trata-se do Programa Escola Sem Fronteiras, que consiste na utilização de kits com notebook, projetor, Tablet e caneta eletrônica. As escolas já estão aposentando o giz e o quadro.
Com o projetor os educadores poderão tornar suas aulas mais dinâmicas, pois ele possibilita interação com softwares de apresentação de slides, programas educacionais, sites da internet ou quaisquer outros aplicativos, diretamente na superfície da lousa. “É uma revolução na educação, um divisor de águas.
A partir de agora, nossos alunos têm à disposição equipamentos de ponta, a tecnologia a serviço da qualidade na educação”, defende o prefeito Sinval Silva, idealizador do programa.
A Secretária de Educação e Cultura do Município, Jeanine Maciel Ribas, acredita que as lousas digitais vão implicar em avanços nas avaliações, como Prova Brasil e Índice Nacional de Educação Básica (IDEB). “Já tivemos uma boa evolução nos últimos anos, mas agora nossa expectativa é por um salto de qualidade”, aponta.
A Brasil Online Tecnologia Educacional é a empresa responsável por fornecer os equipamentos e prestar consultoria especializada, com treinamento aos professores e acompanhamento integral. “A adaptação de metodologias e a capacitação dos educadores fazem com que se rompam barreiras e novos meios passem a efetivar a prática pedagógica em um novo contexto”, esclarece um dos diretores da empresa, Weydson Fonteles. 
Segundo ele, atualmente existem cerca de 1,2 milhão de lousas no mundo e a previsão é de que até o final deste ano elas somem mais de cinco milhões.
A diretora da Escola Municipal Ida Viana, Keila Maria Martins, está surpresa com o resultado. “As crianças estão muito mais interessadas. Acabou a bagunça e diminuiu a evasão. É uma ferramenta muito boa porque prende a atenção e desperta a curiosidade. Tudo o que eles perguntam, pode ser pesquisado na hora na internet”, enaltece a diretora.
O aluno do 5º Ano, Christofer Morais, faz questão de sentar na primeira fileira de carteiras para não perder detalhes da sala. O colega de turma, Elisson Pachego, também aprovou a lousa. “Não tenho saudades do outro quadro porque a lousa é muito boa, aprendemos muito mais”, confessa. 
Já Yuri dos Santos diz que gostou dos jogos interativos e afirma não ter medo de usar a caneta digital: “Eu gostei. Não quero mais faltar aula e acho que não vou mais me acostumar sem a lousa”. A jovem Vanessa Rodrigues aprovou a nova tecnologia porque no caso de dúvidas basta a professora entra na internet para saber. “Agora temos uma escola para a criança se divertir enquanto aprende”, comemora.
Fonte: www.jmnews.com.br

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Esclarecendo dúvidas sobre volta às aulas!!!


1) Como fazer para quebrar o ritmo das férias e voltar à rotina das aulas? 
Primeiramente é importante falar com a criança sobre a escola de uma maneira positiva. Trazer lembranças das coisas boas que ela diariamente vive na escola, aquela aula que ela gostou muito, aquela experiência no laboratório de ciências ou de informática, por exemplo. 

A experiência de reencontrar os amigos também. É importante os pais participarem dessa rotina de volta às aulas ao longo de toda essa primeira semana, que é preparar o material escolar (mochila,cadernos, lápis, canetas,estojo, etc), escolher o lanche que vai levar para a escola, acompanhar o transporte que vai pegar ou acompanhar a criança até a escola. Tudo isso faz ela entender que ela não está sozinha nesse desafio, ela está acompanhada dos pais ou da família. É importante trazer a imagem da escola valorizada pelos pais, ou seja, a criança precisa perceber que aquilo que a escola significa enquanto estudo, aprendizagem, desenvolvimento, evolução da pessoa, tudo aquilo é valorizado pelos pais. A criança aprende que vale a pena aprender, se aventurar nesse desafio do saber.

2) Existem crianças que estão trocando de escola. Como lidar com essa mudança de rotina, de ambiente?
 Se a mudança é por um motivo ligado a uma mudança de cidade da família, aí o esforço é mais no sentindo de se ambientar nessa nova realidade. Perguntar como é que foi o dia dela, perguntar se gostou dos novos amigos, trocar experiências com a criança. Todo o diálogo é importante para que a criança se sinta acolhida, protegida e acompanhada. Existe outro tipo de mudança de escola, quando ela vem de um fracasso escolar. Ela teve que mudar de escola porque as notas estavam muito ruins ou porque teve um problema de relacionamento. Aí é importante mostrar que a oportunidade está sendo dada para começar de novo. Uma nova realidade, com a possibilidade de reconstruir sua imagem como estudante e até como pessoa.
3) Em fevereiro os pais fazem adaptação dos filhos no início da vida escolar. Agora em agosto é necessário fazer uma readaptação? 
É importante ir junto à escola. Visitar o espaço escolar, conversar com os professores. Aí nos outros dias as crianças vão lembrar que já estiveram ali, que aquele espaço é familiar. Agora,  quando a criança é um pouco mais velha, não é necessário, pode demorar um pouco essa readaptação, mas os pais não precisam ficar ansiosos. A adaptação acaba acontecendo, mas o que às vezes demora mais é aquela hora de adaptação ao estudo em casa. É difícil voltar à rotina de estudar todos os dias, então para isso é necessário que os pais façam uma agenda de estudo, reservem pelo menos uma hora do dia para estudar. Se possível, acompanhar os trabalhos da criança, e reservar os horários nobres para o estudo. Não adianta estudar naquele horário que a criança está muito cansada. Antes de dormir não é hora de estudar.

4) As crianças que estudam de manhã podem dormir à tarde? 
É recomendado para crianças muito pequenas, que gastam muita energia na creche, na pré-escola, então, uma soneca à tarde pode repor as energias.

5) Como fazer para não sentir dores não ombro e nas costas por causa da mochila? 
Se está com dor nas costas seria interessante procurar um ortopedista. Em geral, o que os educadores recomendam é que a escola não peça muito material por dia para a criança, para que a mochila seja mais leve. As mochilas de rodinhas não devem ser levadas de um lado só, porque isso acaba forçando demais para um lado. E como as crianças estão desenvolvendo seu corpo, não é bom desenvolver dessa maneira desigual. Então, quem anda com mochilas de rodinha seria interessante colocar as duas mãos para trás.

6) Quais são os estímulos para que as crianças voltem às aulas bem? 
Essa responsabilidade é dos pais e também da escola. A escola precisa inventar atividades divertidas, não precisa entrar logo com o conteúdo, compartilhar o que aconteceu nas férias, fotos. Com isso você traz lembranças positivas para o espaço escolar. A escola não é um lugar que você precisa ficar fechado só no conhecimento. É um espaço de vida, de curtição, de relacionamento, de desenvolvimento cultural.

Fonte: G1
 

domingo, 31 de julho de 2011

Oposição, o grande pilar da democracia!

Quando a oposição denunciou o esquema do mensalão, que, diga-se de passagem, sempre foi uma prática comum nos governos brasileiros, na verdade ajudaram o Lula a se livrar do Paloci e do Zé Dirceu, e assim conseguir governar com independência.

Agora a oposição através de denuncias na grande imprensa ligada ao PSDB, dá a presidente Dilma a mesma oportunidade de se desfazer justificadamente da banda podre do seu governo. Até o ex-presidente Fernando Henrique elogiou a faxina que a Dilma está fazendo, e que ele mesmo não teve coragem para fazer. Mas tudo bem.

Na verdade a oposição a Dilma não tem, como objetivo sanear o governo federal dos corruptos e ladrões, e sim minar a base política da presidente, impedindo assim a governabilidade, como a oposição nos EUA está fazendo com o Obama, afinal ladrões é o que não falta na política brasileira.

Acontece que esta é uma faca de dois gumes, e o Fernando Henrique (PSDB) já percebeu isso, tanto que aconselhou ao PSDB apoiar a faxina. Agora se os aloprados tucanos vão seguir o sábio conselho é que são elas, a maioria deles estão ainda amarrados à antiga e ultrapassada política de subestimar a inteligência e a perspicácia do eleitor brasileiro.