quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Feliz Dia das Crianças


"Nesta vida pode-se aprender três coisas de uma criança: Estar sempre alegre;nunca ficar inativo;e, chorar com força por tudo aquilo que se quer."


terça-feira, 11 de outubro de 2011

Devotos visitam o Santuário de Nazaré para chegar perto da Imagem Peregrina

Depois do sufoco e do calor durante as romarias de sábado e domingo, muitos fiéis lotaram o altar onde está a Imagem Peregrina, na Praça Santuário, no Centro Arquitetônico de Nazaré, na manhã de ontem,segunda-feira (10), para fazer novos agradecimentos e pedidos, desta vez, bem mais próximo de da Imagem de Nossa Senhora de Nazaré. 

Segundo a Diretoria da Festa, três mil pessoas já passaram pelo local, só na manhã de ontem.

Não foi todo mundo que conseguiu ficar tão perto da Imagem durante a procissão de ontem. 

Foi o caso da enfermeira, Edinelza Melo, de 41 anos, que levou muito tempo para estacionar e acabou ficando muito longe da Berlinda. 'Hoje posso fazer os meus agradecimentos de perto. Nossa Senhora é muito especial, não poderia deixar de vir aqui agradecer', explica a enfermeira.

 Quem veio de longe, não conseguiu deixar de ver a imagem mais uma vez. A manauara Maria de Jesus Haddad, de 65 anos, veio pela primeira vez acompanhar o Círio em Belém e, depois de ontem, consegue descrever a emoção que sentiu quando viu a Santa. 'Ontem eu estava na sacada de um prédio e vi ela passar, foi emocionante. 

É nesse momento que a gente percebe tamanha grandeza. Estou com toda a minha família aqui para ver a Santa', diz muito feliz a aposentada.


Para alguns fiéis, estar perto da Imagem de Nossa Senhora de Nazaré mais uma vez é extremamente significante. 

O romeiro José Ribamar dos Santos pediu em 2007 que a Santa ajudasse o seu filho, com cinco anos na época, a superar uma doença rara nos olhos. Em 2008, a graça foi alcançada e desde então Ribamar carrega sua eterna gratidão à Maria.


'Meu filho Lucas teve um estrabismo raro, sendo que no mundo só existem três casos, o dele e de mais duas crianças, uma dos EUA e outra da Polônia. 


Os dois recuperaram a visão, porém, ficaram com os olhos sem movimento. Mas com Lucas foi diferente, ele consegue mexer normalmente os olhos. Todo ano a gente vai para São Paulo para fazer tratamento. Mas entendemos, conseguimos essa cura por causa da benção de Nossa Senhora', disse José, muito emocionado.

Dezenas de fiéis fazem fila, na Praça Santuário para visitar a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. 

O local é a 'morada' da Imagem durante 15 dias. 

Durante esse período, uma extensa programação é realizada em homenagem à Virgem de Nazaré, como o Terço da Alvorada, que acontece diariamente, às 5h15. 

A Imagem de Nossa Senhora de Nazaré retorna ao Colégio Gentil Bittencourt no Recírio

Como surgiu o Dia da Criança


O Dia das Crianças no Brasil foi "inventado" por um político. O deputado federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de criar um dia em homenagem às crianças na década de 1920.

Na década de 1920, o deputado federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de "criar" o dia das crianças. 

Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.

Mas somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas, é que a data passou a ser comemorada. 

A estratégia deu certo, pois desde então o dia das Crianças é comemorado com muitos presentes!

Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, para aumentar as vendas. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e fizeram ressurgir o antigo decreto. 

A partir daí, o dia 12 de outubro se tornou uma data importante para o setor de brinquedos.


Em outros países

Alguns países comemoram o dia das Crianças em datas diferentes do Brasil.

Na Índia, por exemplo, a data é comemorada em 15 de novembro. 

Em Portugal e Moçambique, a comemoração acontece no dia 1º de junho. 

Em 5 de maio, é a vez das crianças da China e do Japão comemorarem!


Dia Universal da Criança

Muitos países comemoram o dia das Crianças em 20 de novembro, já que a ONU (Organização das Nações Unidas) reconhece esse dia como o dia Universal das Crianças, pois nessa data também é comemorada a aprovação da Declaração dos Direitos das Crianças. 

Entre outras coisas, esta Declaração estabelece que toda criança deve ter proteção e cuidados especiais antes e depois do nascimento.