terça-feira, 28 de agosto de 2012

Camara Municipal de Luis Domingues aprova Plano de Cargos e Salarios para os professores do Magistério Público da Educação Básica do Município

A Câmara Municipal de Luis Domingues aprovou por unanimidade, em sessão extraordinária, realizada ontem, dia 27, Lei Muncipal que dispõe sobre o Plano de Cargos e Salarios para os professores do Magistério Público da Educação Básica do Município. O novo projeto altera a lei municipal anterior referente ao salário.

Nos ultimos meses, representantes dos Conselhos do FUNDEB, Conselho Municipal de Educação, SINPROESEMMA e da Secretaria Municipal de Educação, reuniram-se para discutir, analisar e reformular o Plano. E estavam presentes na sessão!

Considerações sobre Plano de Cargos e Salarios para os professores do Magistério Público da Educação Básica do Município?

Mesmo frente aos constantes debates acerca da formação de professores, a temática tem sido cada vez mais enriquecida com questões atuais e adequadas ao modelo do educador, ou seja, um profissional preparado, consciente da sua verdadeira função perante os anseios da sociedade, capaz de intervir positivamente nas tomadas de decisão.

A real valorização da função de professor é, muitas vezes, enaltecida pelo conhecimento teórico, visto que, economicamente, esse profissional é esquecido por seus méritos. Tal valorização fica a mercê dos preconceitos de um profissional com dificuldades em consolidar-se como agente ativo na representação social da sua verdadeira função. Deve-se, pois, entender o papel do professor não só como mera profissão, e, sim, como um profissional capaz de quebrar paradigmas que prejudicam o desenvolvimento da humanidade.

Gatti (1997) afirma que a sociedade não reconhece a responsabilidade dos professores de ensino fundamental como agentes prioritários das possibilidades no tocante à formação das gerações futuras. Assim, são muitas as dificuldades de consolidação das estruturas de carreira docente para a categoria e os níveis salariais atribuídos aos professores. Dessa forma, carecem de constante profissionalização, com vistas a um modelo adequado de profissional que atenda às exigências da sociedade. Nesta perspectiva, Perrenoud (2001) define o professor profissional como um ser autônomo, com competências específicas fundamentadas em conhecimentos racionais, cuja origem é a ciência, e em conhecimentos explicitados, cuja origem é a prática.

Logo, a profissionalização do professor é posta num processo em que a razão é trabalhada conjuntamente com práticas oriundas da realidade. Manter uma relação entre o conhecimento teórico e prático é, sobretudo, característica de um professor autônomo e responsável. A prática docente é complexa, com situações únicas que requerem soluções imediatas. Dessa forma, é necessário que o professor esteja preparado para enfrentar e solucionar percalços encontrados no decorrer da atividade docente.

A função do professor é basicamente orientar, incentivar, mostrar caminhos, dar direcionamentos. Nesta perspectiva, o professor faz uma mediação entre o conhecimento e o aluno, mas, na verdade, quem aprende é o aluno, que assume o posto de figura central da aprendizagem.
Do exposto, entende-se que, no processo ensino-aprendizagem, alguém é o centro. A ideia de que o aluno é sempre o centro desvaloriza a postura do professor, do mesmo modo que o conhecimento teórico do professor posto como centro da aprendizagem coloca o aluno num grau menos elevado. Na verdade, ambos, professor e aluno, não podem representar o mesmo papel pedagógico. O que deve acontecer é a clareza e a definição das funções, em que um, o professor, ensina e outro, o aluno, aprende, sem perder o foco no verdadeiro educando e educador. É válido frisar que o verdadeiro educador é aquele que, além de ensinar, aprende e educando é aquele que, além de aprender, ensina.

O processo de ensino e os produtos da aprendizagem são aspectos diretamente ligados à formação de professores, vez que uma das principais questões estudadas nessa formação é aprender a ensinar de maneira adequada, com vistas à eficácia e à competência do ensino nos diferentes níveis e modalidades. Entretanto, é possível dizer que a estrutura do currículo de formação de professores é pautado na organização fragmentada das disciplinas.
A prática docente exige uma série de competências desenvolvidas no exercício da profissão. 

Essas competências são resultantes dos saberes provindos dos diferentes campos do conhecimento, do saber teórico, do saber fazer frente aos diferentes campos do conhecimento prático, nas situações que envolvem o aluno como sujeito da aprendizagem e das experiências vivenciadas. Essas experiências são saberes adquiridos num ambiente de trabalho docente pelo fato de terem sido construídas no cotidiano da profissão.
Dada a importância da profissão docente, melhorar as condições e as qualificações dos profissionais da educação, bem como valorizá-los, deve ser meta de toda a sociedade, consolidando-se a cada dia.

Segundo Casassus (1994), a luta entre as nações no século XXI dependerá, na maioria, dos sistemas educativos públicos no tocante à sua qualidade. A eficácia e o desenvolvimento das competências resultarão na criação da cidadania moderna. Os conhecimentos adquiridos e as atitudes favoráveis para a competitividade tanto no plano econômico como no social serão peças-chaves na formação do indivíduo. Além disso, o papel do professor é fundamental na sociedade, pois a profissionalização, a autonomia e a revalorização constituem funções básicas do perfil docente.

Parabéns a todos aqueles que contribuiram para o sucesso e aprovação do Plano!!!