quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Ministro Fernando Haddad garante investimentos para o Maranhão

Brasília - O ministro da Educação, Fernando Haddad,falou sobre a criação de universidade federais e institutos federais de educação profissional e tecnológica, durante entrevista ao programa Bom Dia Ministro, na rádio Nacional, numa realização da Agência Brasileira de Notícias.



Haddad disse que o Maranhão tem recebido uma atenção especial do governo federal no que diz respeito a investimentos na área de educação profissional e tecnológica, além do ensino superior. O ministro, ainda, destacou a criação de centros tecnológicos espalhados no Estado e a construção de um Campus Universitário na cidade de Balsas.
O Maranhão está sendo beneficiado com a criação de um Campus Universitário em Balsas, uma cidade que está em desenvolvimento importante, com geração de emprego e renda. É uma alavancagem importante, pois o programa de expansão nas áreas de educação profissionalizante, tecnológica e superior no Estado, o que já vem acontecendo via a Universidade Federal do Maranhão e o Ifma - ressaltou.
Embora reconheça que os índices educacionais no Maranhão sejam preocupantes, Fernando Haddad afirma ser importante investir no Maranhão e garantiu que o Ministério da Educação tem apostado e contribuído para reverter esse quadro.
Os números do Maranhão são sempre preocupantes, acompanhamos com muita cautela e sabemos das dificuldades. Mas, eu entendo que a educação profissional e superior é a única saída que os maranhenses têm. Se não alavancarmos a formação de recursos humanos para o Estado, jamais o Estado vai receber os investimentos necessários para o seu desenvolvimento e dar sustentabilidade para que esse ciclo de expansão econômica que o Estado está vivendo. O Ministério de Educação tem segurança que está fazendo a coisa certa ao investir pesadamente no Maranhão - esclareceu.
Expansão Teconólogica - Questionado sobre a consolidação do ensino tecnológico no País, o ministro deixou bem claro que os investimentos feitos no setor em oito anos de governo Lula e mais quatro de Dilma Rousseff são notáveis e definiu como uma quebra de paradigmas.
Em oito anos do governo Lula foram construídas 422 unidades de ensino tecnológicos. Nos quatro anos do governo de Dilma Rousseff serão construídas 208, num total de 422 unidades em doze anos de governo do PT, pois ao longo de quase um século, ou seja 93 anos, fora construídas apenas 140 unidades. 

Isso aconteceu entre os períodos de 1909 a 2002. Para um Estado que não investia em educação profissional é uma mudança de paradigma. Uma abertura para a juventude como nunca se viu. Muitos faziam o ensino médio sem saber da sua importância e alguns poucos conseguiam ingressar na universidade. Essa mentalidade está mudando, pois o aluno se profissionaliza, tem acesso a cultura, ao esporte e uma parte desse alunato vai para a universidade até porque o acesso foi ampliado - explicou.


Fonte: Ascom/UFMA

Setenta municípios vão receber 26 mil bicicletas escolares


ASCOM-FNDE (Brasília) – Mais de 26 mil estudantes da rede pública de 70 municípios vão receber, nos próximos dias, as primeiras bicicletas escolares e capacetes doados pelo governo federal. 


A doação faz parte do Programa Caminho da Escola, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que pretende renovar a frota de veículos de transporte escolar no país, trazendo mais conforto e segurança aos estudantes e garantindo o acesso às unidades de ensino.


Criado em 2007, o programa já permitiu a aquisição de mais de 12 mil ônibus escolares e forneceu cerca de 300 lanchas a municípios ribeirinhos. A partir deste ano, a nova alternativa de transporte virou realidade.

E a previsão do FNDE é a de beneficiar, até o fim deste ano, alunos de 300 municípios com 100 mil bicicletas.A nova opção vale tanto para as áreas rurais quanto para as urbanas. “Nas cidades, os alunos que moram a pequenas e médias distâncias das escolas poderão utilizar um meio de transporte que não agride o meio ambiente e ainda proporciona uma atividade física saudável. 

Nas zonas rurais, muitas vias são intransitáveis até para veículos 4 X 4, e a bicicleta pode auxiliar os estudantes a chegar à escola ou ao ponto onde passa o ônibus escolar”, afirma José Maria Rodrigues de Souza, coordenador-geral do Caminho da Escola.As bicicletas foram doadas pelo governo federal às prefeituras. 

O governo local deve decidir em quais escolas vão utilizar o novo meio de transporte e como será a cessão aos estudantes. O FNDE recomenda duas formas diversas: “o município pode ceder as bicicletas aos alunos e fazer verificações periódicas de seu estado de conservação ou prever uma futura doação aos estudantes, após dois ou três anos de uso do bem público, relacionada à assiduidade na escola e às notas nas avaliações”, explica o coordenador do programa.Esses primeiros beneficiados fazem parte de uma lista com 81 municípios selecionados para receberem 30 mil bicicletas e capacetes. O FNDE já autorizou as empresas que venceram o pregão eletrônico para registro de preços a entregarem esse primeiro lote. 

Os demais vão receber nas próximas semanas, assim que o termo de doação seja assinado pelos gestores locais.Para pleitear a doação de bicicletas e capacetes escolares ainda em 2011, os municípios que têm até 20 mil habitantes devem concluir o cadastro do PAR (Plano de Ações Articuladas) e inserir a solicitação como subação. 

O FNDE fará a seleção observando a demanda e o orçamento disponível.Os municípios interessados em comprar as bicicletas com recursos próprios também podem participar. Basta pedir adesão ao registro de preços do FNDE e acertar o contrato com os fornecedores.

Especificações – Concebida pelo FNDE e testada em laboratório credenciado pelo Inmetro, a bicicleta escolar tem dois tamanhos – aro 20 e aro 26 –, quadro reforçado, selim anatômico, paralamas, bagageiro traseiro e descanso lateral, além de itens de segurança, como espelho retrovisor, campainha e refletores dianteiro, traseiro, nas rodas e pedais. Ainda vem com uma bomba manual para encher pneu e ferramentas de montagem e regulagem.

O pregão eletrônico de registro de preços da bicicleta escolar foi realizado em 2010. As atas de registro de preços foram assinadas em outubro passado e têm validade até outubro deste ano. O prazo para a entrega do veículo é de noventa dias, contados a partir da assinatura do contrato pelo fornecedor e pelo contratante.


Capacetes – Foram concebidos dois tipos de capacetes, para crianças maiores e menores. Ambos são fabricados com poliestireno expandido (EPS) de alta densidade, próprio para absorver impactos, e o casco externo é revestido em policloreto de vinila (PVC), material que funciona como deslizante. 


Ainda possui, na parte interna, espumas removíveis, com tecido lavável, tratamento antialérgico e que proporciona alta absorção de suor.O pregão eletrônico dos capacetes já foi realizado e a ata de registro de preços está em vigência até fevereiro de 2012. Os municípios interessados também podem aderir ao pregão para comprar os capacetes com recursos próprios.

Fonte: MEC/FNDE

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Escolas do Maranhão têm pior desempenho do país no ENEM 2010


O Maranhão foi o estado brasileiro que obteve a pior pontuação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010. Segundo o resultado da prova, divulgado ontem (12), o estado obteve pontuação 512, sendo um dos três que ficaram abaixo da média – os outros dois são Tocantins (também com 512) e Piauí (518).

A escola maranhense de ensino médio que atingiu melhor pontuação no Enem 2010 ficou na 61ª colocação entre as 4.203 escolas do Brasil que participaram da prova. Trata-se do Jardim Escola Crescimento, do Renascença (São Luís), que obteve 697,60 pontos (acima da média). Em 2º lugar entre as melhores escolas do Maranhão, ficou o Centro de Educação Internacional COC, do Calhau (São Luís), com 693,72 pontos (81º posto no ranking nacional). O Colégio Educator, localizado no Outeiro da Cruz (São Luís), foi ranqueado na 3ª posição, no estado, e na 112ª no ranking nacional, obtendo 689,04 pontos, enquanto o Centro Educacional Montessoriano Reino Infantil (do Renascença) ficou em 4º lugar no Maranhão e em 145º no país, com 685 pontos.
Das 20 melhores escolas maranhenses no Enem 2010 (todas com pontuação acima da média), apenas três pertencem à rede pública: Instituto Federal do Maranhão, no Monte Castelo (São Luís), com 676,22 pontos (5ª no estado e 224ª no Brasil); Cefet de Imperatriz, com 662,63 pontos (8º no estado e 380º no país); e Colégio Universitário (Colun), localizado no campus da Ufma, com 645,05 pontos (14º no estado e 737º no país).

Pioraram – Sete das 20 escolas maranhenses com melhor desempenho no Enem 2010 pioraram sua pontuação em relação ao ano anterior (2009).
São elas: Centro Educacional Montessoriano Reino Infantil (de 693,37 em 2009 para 685 em 2010); Instituto Federal do Maranhão, de São Luís (de 677,47 em 2009 para 676,22 em 2010); Colégio Santa Teresa, de São Luís (de 661,39 em 2009 para 658,75 em 2010); Centro de Ensino Upaon-Açu, de São Luís (de 660,42 em 2009 para 653,41 em 2010); Colégio O Bom Pastor, de São Luís (de 645,53 em 2009 para 638,93 em 2010); Colégio Marista do Araçagi, de São José de Ribamar (de 645,16 em 2009 para 633,95 em 2010); e Colégio Literato, de São Luís (de 653,30 para 633,63 em 2010).
No Maranhão, alunos de 13.691 escolas participaram do Enem 2010 (12.886 públicas e 805 particulares).
Entre os 9 estados do Nordeste, apenas o Maranhão e o Piauí atingiram pontuação abaixo da média. Ficaram dentro da média Pernambuco (537), Ceará (535), Alagoas (534), Paraíba (531), Bahia (531), Rio Grande do Norte (528) e Sergipe (527). Nenhum estado nordestino se posicionou acima da média (pontuação a partir de 554,06).
A pontuação do Brasil, como um todo, ficou em 537 (dentro da média).
ENEM: PONTUAÇÃO DOS ESTADOS*
Distrito Federal: 579
Rio de Janeiro: 572
São Paulo: 561
R. G. Sul: 559
Minas Gerais: 557
Santa Catarina: 555
Goiás: 544
Mato Grosso do Sul: 543
Paraná: 543
Pernambuco: 537
Ceará: 535
Espírito Santo: 535
Alagoas: 534
Pará: 532
Paraíba: 531
Bahia: 531
R. G. Norte: 528
Sergipe: 527
Amapá: 527
Mato Grosso: 526
Roraima: 523
Rondônia: 523
Acre: 522
Amazonas: 522
Piauí: 518
Tocantins: 512
Maranhão: 512
(*) Parâmetros:
Abaixo da média: até 520,01
Dentro da média: entre 520,01 e 554,06
Acima da média: a partir de 554,06
Jornal Pequeno
POR OSWALDO VIVIANI


É o Amor!!!!!!


MPF denuncia bispo Edir Macedo


O Ministério Público Federal (MPF), jurisdição de São Paulo, denunciou o bispo Edir Macedo, líder da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), o ex-deputado federal João Silva, o bispo Paulo da Conceição, e a diretora financeira da IURD, Alba da Costa, por "lavagem dinheiro e evasão de divisas, formação de quadrilha, falsidade ideológica e estelionato contra fiéis para a obtenção de recursos para a IURD.".

Segundo o MPF, os quatro denunciados, entre os anos de 1999 a 2005, remetiam, ilegalmente, do Brasil para os EUA, vultosas quantias de dinheiro.

Alega o MPF que o dinheiro era obtido por estelionato contra fiéis da IURD, “por meio do oferecimento de falsas promessas e ameaças de que o socorro espiritual e econômico somente alcançaria aqueles que se sacrificassem economicamente pela Igreja".

Calo-me sobre as outras acusações, mas, devo discordar da acusação de que o dinheiro da IURD tenha sido obtido por meio de estelionato, devido a "oferecimento de falsas promessas".

Todas as denominações religiosas hão suas pecúnias incutindo no fiel a expectativa de paz e prosperidade na Terra e redenção no céu, condicionados à contribuição regular de parte do que conseguem obter: é o fundamento teológico do dízimo, sobre o qual o Estado não tem competência para interferir, opinando que sejam “falsas promessas”.

Nos dias de hoje os evangélicos têm tido mais competência do que a igreja católica (que já foi expert no assunto, com as simonias da Idade Média)  neste convencimento e, é verdade, alguns se excedem nas promessas, mas, criminalizar o culto que visa arrecadar além do dízimo é seara indigesta.

Imagem: “A vala dos simoníacos”, de William Blake


domingo, 11 de setembro de 2011

11 de Setembro: "10 anos da tragédia que abalou a maior potência mundial"


Foram quatro as aeronaves sequestradas na manhã de 11 de setembro de 2001: o dia no qual os EUA sofrerem o maior ataque em seu território desde Pearl Harbor.

O voo 11 e o 175 vazaram as torres norte e sul do World Trade Center respectivamente. As duas torres não resistiram ao impacto: a torre sul veio ao chão após 56 minutos do impacto e a norte desmoronou após 102 minutos do impacto.

O voo 77 atingiu o centro da inteligência militar dos EUA, o Pentágono. O voo 93 foi o único no qual os terroristas não conseguiram o desejado alvo, possivelmente a Casa Branca: passageiros entraram em luta com os terroristas e estes derrubaram o avião em uma planície da Pensilvânia.

A tragédia, inclusive os que estavam nas aeronaves, fez 2.973 vítimas fatais. É em homenagem a elas que se inaugura hoje, em Nova York, no local onde outrora se viam as duas torres do WTC, o memorial "Refletindo a ausência", desenhado pelo arquiteto israelense-americano Michael Arad.

O "Refletindo a ausência" é o primeiro de uma série de novos ícones de Nova York que redefinirão a paisagem urbana da cidade até 2016, quando o "Marco Zero" será concluído, incluindo duas grandes torres: uma espécie de catarse da cidade com a dor das suas perdas.





Veja as fotos na homenagens às vítimas do 11 de Setembro pelo mundo: