domingo, 11 de setembro de 2011

11 de Setembro: "10 anos da tragédia que abalou a maior potência mundial"


Foram quatro as aeronaves sequestradas na manhã de 11 de setembro de 2001: o dia no qual os EUA sofrerem o maior ataque em seu território desde Pearl Harbor.

O voo 11 e o 175 vazaram as torres norte e sul do World Trade Center respectivamente. As duas torres não resistiram ao impacto: a torre sul veio ao chão após 56 minutos do impacto e a norte desmoronou após 102 minutos do impacto.

O voo 77 atingiu o centro da inteligência militar dos EUA, o Pentágono. O voo 93 foi o único no qual os terroristas não conseguiram o desejado alvo, possivelmente a Casa Branca: passageiros entraram em luta com os terroristas e estes derrubaram o avião em uma planície da Pensilvânia.

A tragédia, inclusive os que estavam nas aeronaves, fez 2.973 vítimas fatais. É em homenagem a elas que se inaugura hoje, em Nova York, no local onde outrora se viam as duas torres do WTC, o memorial "Refletindo a ausência", desenhado pelo arquiteto israelense-americano Michael Arad.

O "Refletindo a ausência" é o primeiro de uma série de novos ícones de Nova York que redefinirão a paisagem urbana da cidade até 2016, quando o "Marco Zero" será concluído, incluindo duas grandes torres: uma espécie de catarse da cidade com a dor das suas perdas.





Veja as fotos na homenagens às vítimas do 11 de Setembro pelo mundo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário