sexta-feira, 2 de setembro de 2011

MEC vai distribuir tablets para escolas públicas


A informação foi divulgada nesta quinta-feira pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, durante palestra a editores de livros escolares, na 15ª Bienal do Livro. O objetivo, segundo o ministro, é universalizar o acesso dos alunos à tecnologia.
Haddad afirmou que o edital para a compra dos equipamentos será publicado ainda este ano. "Nós estamos investindo em conteúdos digitais educacionais. O MEC investiu, só no último período, R$ 70 milhões em produção de conteúdos digitais. Temos portais importantes, como o Portal do Professor e o Portal Domínio Público. São 13 mil objetos educacionais digitais disponíveis, cobrindo quase toda a grade do ensino médio e boa parte do ensino fundamental."
O ministro disse que o MEC está em processo de transformação. "Precisamos, agora, dar um salto, com os tablets. Mas temos que fazer isso de maneira a fortalecer a indústria, os autores, as editoras, para que não venhamos a sofrer um problema de sustentabilidade, com a questão da pirataria."
Haddad não soube precisar o volume de tablets que será comprado pelo MEC, mas disse que estaria na casa das "centenas de milhares". Ele destacou que a iniciativa está sendo executada em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia.
"O MEC, neste ano, já publica o edital de tablets, com produção local, totalmente desonerado 
de impostos, com aval do Ministério da Fazenda. A ordem de grandeza do MEC é de 
centenas de milhares. Em 2012, já haverá uma escala razoável na distribuição de tablets."



Fonte: Agencia Brasil

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Vamos votar contra a corrupção!


Entre no link site do Senado e votem e aproveitem ainda para ver outras votações que aconteceram antes para outros temas. O tema de Corrupção como crime hediondo já está surpreendendo em termos de votações, mas podemos muito mais.

Há uma enquete no site do Senado (lado direito, abaixando um pouco a barra de rolagem) pesquisando a opinião publica sobre um projeto de lei que vai colocar corrupção no rol dos crimes hediondos. 

Ate agora 91% dos votos foram 'a favor' e 6% contra (Isso prova que os brasileiros decentes são a grande  maioria).

Vamos convocar os amigos internautas para uma avalanche a favor da tipificação da corrupção como crime hediondo?

Acesse o link abaixo e a enquete está na barra do lado direito. 

Ajude na luta contra a corrupção, faça a sua parte, vote contra os bandidos...

Cabaret Conspiración!!!!


quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Máquina roubada no Rio de Janeiro é encontrada na capital Maranhense


Uma máquina roubada em junho deste ano, no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, apareceu, misteriosamente, no Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado, em São Luís. O fato chegou ao conhecimento da imprensa na tarde desta quarta-feira (24).
De acordo com as primeiras informações, obtidas pelo repórter Marcial Lima, da rádioMirante AM, a máquina, que pesa, aproximadamente, 25 toneladas, foi apreendida no aeroporto de São Luís após investigações da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic) em parceria com a Polícia Civil do Rio de Janeiro.
O curioso é que a polícia ainda não sabe como a máquina veio parar em São Luís e quem a trouxe. Tanto a Seic quanto a Polícia Civil do Rio de Janeiro deverão iniciar as investigações para solucionar este mistério.
O mistério envolvento esta máquina é tão grande, que a polícia ainda nem sabe como foi exatamente o roubo no aeroporto carioca.
Fonte: Radio Mirante

Comandante do 12º BPM afasta cinco PMs das ruas de Niterói por determinação de juíza assassinada


RIO - O comandante do 12º BPM (Niterói), tenente-coronel Paulo Henrique de Moraes, afastou do patrulhamento nas ruas cinco policiais citados em processos na 4ª Vara Criminal de São Gonçalo, onde atuava a juíza Patrícia Acioli, executada com 21 tiros no último dia 11, quando chegava em casa, em Niterói. Os PMs estavam lotados no batalhão de São Gonçalo antes de serem transferidos para o de Niterói. 

Segundo Paulo Henrique, o afastamento tem como base uma decisão tomada pela juíza Patrícia Acioli.

Um tenente-coronel, acusado de ser mandante de um assassinato, deve comparecer no próximo dia 30 a uma audiência em que duas testemunhas de defesa vão prestar depoimento. De acordo com o advogado do PM, Wallace Martins, ele está sendo acusado porque a vítima seria um dos responsáveis pelo atentado sofrido pelo oficial em maio de 2009. O policial chegou a ser preso por ordem de Patrícia Acioli, mas hoje está no Departamento Geral de Pessoal da PM.

- Concluíram que o oficial seria o mandante do assassinato porque a vítima havia feito uma emboscada contra ele. Dez testemunhas já prestaram depoimento a favor do meu cliente nesse processo - disse o advogado.
E as investigações para encontrar os culpados pelo assassinato da juíza Patrícia Acioli continuam. Na quarta-feira, cinco pessoas foram presas num escritório de apuração do bicheiro Luís Anderson de Azeredo Coutinho, em São Gonçalo , a menos de um quilômetro do 7º BPM (Alcântara). Policiais da 75ª DP (Rio do Ouro), que fizeram a operação, disseram que Anderson é suspeito da morte de juíza Patrícia Acioli, em Niterói. Os agentes chegaram ao endereço - na Avenida Nilo Peçanha, no bairro Estrela do Norte - após invetigarem as atividades do contraventor.

Escutas telefônicas feitas pela Polícia Federal em 2009, durante uma operação para desarticular uma quadrilha de bicheiros e policiais militares, flagraram Anderson dizendo que uma bomba ia "explodir em São Gonçalo". Em outro trecho, o contraventor diz que "a pessoa que bate o martelo vai chorar lágrimas de sangue". Segundo o delegado Julio César Mulatinho Neto, titular da 75ª DP, há dois mandados de prisão contra o bicheiro, que está foragido.

Em uma operação no ano passado batizada de "Alvará", policiais federais da Delegacia Regional da Polícia Federal em Niterói, identificaram o presidente da Escola de Samba Unidos de Vila Isabel, Wilson Vieira Alves, conhecido como Moisés, como o administrador de pontos de bicho e de controlar as máquinas caça-níqueis em Niterói e São Gonçalo. Moisés acabou preso. O bicheiro Anderson também é investigado pelos policiais civis da Divisão de Homicídios (DH), suspeito de integrar uma milícia que controla o transporte clandestino no município. O processo seria julgado por Patrícia Acioli.

Jurados não se sentem intimidados
O assassinato da juíza Patrícia Acioli não intimidou o corpo de jurados da 4ª Vara Criminal de São Gonçalo, que decidiu continuar atuando nos julgamentos da comarca. Após assumir os processos que estão para ser julgados, o juiz Fábio Uchoa, do 1º Tribunal do Júri, fez uma reunião com representantes do Ministério Público, da Defensoria Pública e dos jurados. Ele queria saber se o júri continuaria imparcial. Todos disseram que, apesar de consternados com a morte da juíza, não se sentiam intimidados.

LEIA MAIS: Substituto de juíza recusa segurança e promete levar mão pesada a São Gonçalo

- A primeira impressão que se tem do assassinato da juíza Patrícia Acioli é que o crime foi cometido com o objetivo de atemorizar os órgãos públicos. No entanto, o que se percebe é que o efeito foi outro. A sociedade se conscientizou de que algo precisa ser feito - contou o promotor Horácio Fonseca, um dos cinco da força-tarefa criada para agilizar os processos da 4ª Vara Criminal de São Gonçalo.

O advogado Técio Lins e Silva, contratado pela família da juíza, disse ao site G1, nesta quarta-feira, que o inquérito que apura a morte da magistrada deve ser concluído nas próximas semanas. De acordo com Técio, em conversa com autoridades policiais, elas garantiram que não haverá necessidade de prorrogação do prazo para a investigação:

- O inquérito deve ser concluído dentro desses 30 dias previstos pela lei. A polícia está prestes a apresentar resultados definitivos deste caso.

O advogado recebeu nesta quarta-feira o processo administrativo de 2009, que estava arquivado no Tribunal de Justiça do Rio, onde, segundo ele, constam ofícios enviados pela juíza com pedidos de segurança e registros de ameaças recebidas pelo Disque-Denúncia. Técio falou ainda que não teve tempo de analisar a documentação.

Com o assassinato de Patrícia, o procurador-geral de Justiça, Cláudio Lopes, transferiu o promotor Paulo Roberto Cunha Júnior, que atuava com a magistrada. Ele agora fará parte do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime (Gaeco).

A transferência do promotor foi noticiada na terça-feira por Ancelmo Gois em sua coluna no GLOBO. Além de Paulo Roberto, segundo Cláudio Lopes, pelo menos outros cinco promotores de Justiça estão hoje sob proteção no Rio. De acordo com o procurador, eles foram ameaçados ou cuidam de casos considerados de alto risco.


Fonte: G1.com








quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Sul do Maranhão permanece em alerta por baixa umidade do ar

Umidade do ar pode chegar a índices abaixo de 30%, considerado estado de atenção pela OMS.

O fim da semana será de predomínio de sol na região centro-sul do Maranhão. As temperaturas podem chegar aos 35°C na região oeste do Estado, de acordo com a do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). 
Na sexta-feira (19), o dia será de predomínio de sol com valores de umidade relativa do ar baixo à tarde em grande parte da região Nordeste do país.
Em São Luís, haverá predomínio de sol entre poucas nuvens até esta sexta-feira. 
No sábado (20), há possibilidade de ocorrer chuva de curta duração, e que pode ser acompanhada de trovoadas.
Em Imperatriz, a previsão é de sol na maior parte do período até o sábado. A temperatura pode alcançar os 36°C nesta sexta-feira.
Em Timon, o fim da semana terá sol entre poucas nuvens. Os termômetros podem marcar temperatura máxima de 34°C.
Em Balsas, os próximos serão, também, de dias de tempo ensolarado na maior parte do período.
Tempo seco
O CPTEC e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertam sobre as condições meteorológicas favoráveis à ocorrência de baixa umidade relativa do ar, abaixo de 30%, na região sul do Maranhão, até esta sexta-feira. 
Nesses casos, os órgãos orientam que, em situações de risco, os moradores consultem a Defesa Civil, que pode ser acionada pelo telefone 199.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), índices de umidade relativa do ar entre 20% e 30% caracterizam estado de atenção; quando a umidade está entre 12 e 20%, é considerado estado de alerta; e o estado de emergência é caracterizado por índices de umidade relativa do ar inferior aos 12%.
Cuidados necessários
Segundo o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), da Universidade de Campinas (Unicamp), no período de tempo seco, a população deve seguir as seguintes recomendações:
No estado de atenção – umidade relativa do ar entre 20% e 30%
– Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h;
– Umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins, etc.;
– Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas, etc.;
– Consumir água à vontade.
Estado de alerta – umidade relativa do ar entre 12% e 20%
– Observar as recomendações do estado de atenção;
– Suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10h e 16h;
– Evitar aglomerações em ambientes fechados;
– Usar soro fisiológico para olhos e narinas.
Estado de emergência – unidade relativa do ar abaixo de 12%
– Observar as recomendações para os estados de atenção e de alerta;
– Determinar a interrupção de qualquer atividade ao ar livre entre 10h e 16h, como aulas de educação física, coleta de lixo, entrega de correspondência, etc.;
– Determinar a suspensão de atividades que exijam aglomerações de pessoas em recintos fechados como aulas, cinemas, etc., entre 10h e 16h;
– Durante as tardes, manter com umidade os ambientes internos, principalmente quarto de crianças, hospitais, etc.
Com informações do CPTEC/Inpe e Inmet.

Você pode mudar tudo... É só querer e não ter medo de ser feliz!!!


terça-feira, 16 de agosto de 2011

É a mais pura Verdade!!!!!!!!


" Tá " Reclamando do Wellington Salgado? do Sarney? do Collor? Do Renan? do Palocci? do Jucá? do Lula? do Kassab? Do Arruda? Da Roseana Sarney? Do Simão Jatene? Da Dilma?



      Brasileiro Reclama De Quê?





O Brasileiro é assim:

1. - *Saqueia *cargas de veículos acidentados nas estradas.

2. - *Estaciona* nas calçadas, muitas vezes debaixo de placas proibitivas.

3. - *Suborna *ou tenta subornar quando é pego cometendo infração.

4. - *Troca* voto por qualquer coisa: areia, cimento, tijolo, dentadura.

5. - *Fala *no celular enquanto dirige.

6. -*Trafega *pela direita nos acostamentos num congestionamento.

7. - *Para* em filas duplas, triplas em frente às escolas.

8. - *Viola* a lei do silêncio.

9. - *Dirige* após consumir bebida alcoólica.

10. -* Fura* filas nos bancos, utilizando-se das mais esfarrapadas desculpas.

11. - *Espalha* mesas, churrasqueira nas calçadas.

12. - *Pega* atestados médicos sem estar doente, só para faltar ao trabalho.

13. - *Faz **"* gato " de luz, de água e de tv a cabo.

14. -* Registra* imóveis no cartório num valor abaixo do comprado,
muitas vezes irrisórios, só para pagar menos impostos.

15. - *Compra* recibo para abater na declaração do imposto de renda
para pagar menos imposto.

16. - *Muda* a cor da pele para ingressar na universidade através do
sistema de cotas.

17. - *Quando viaja* a serviço pela empresa, se o almoço custou 10
pede nota fiscal de 20.

18. - *Comercializa* objetos doados nessas campanhas de catástrofes.

19. - *Estaciona* em vagas exclusivas para deficientes.

20. - *Adultera* o velocímetro do carro para vendê-lo como se fosse
pouco rodado.

21. - *Compra* produtos pirata com a plena consciência de que são pirata.

22. - *Substitui* o catalisador do carro por um que só tem a casca.

23. - *Diminui* a idade do filho para que este passe por baixo da
roleta do ônibus, sem pagar passagem.

24. - *Emplaca *o carro fora do seu domicílio para pagar menos IPVA.

25. -* Freqüenta* os caça-níqueis e faz uma fezinha no jogo de bicho.

26. - *Leva *das empresas onde trabalha, pequenos objetos como clipes,
envelopes, canetas, lápis.... como se isso não fosse roubo.

27. - *Comercializa* os vales-transporte e vales-refeição que recebe
das empresas onde trabalha.

28. - *Falsifica * tudo, tudo mesmo... só não falsifica aquilo que
ainda não foi inventado.

29. - *Quando volta* do exterior, nunca diz a verdade quando o fiscal
aduaneiro pergunta o que traz na bagagem.

30. - *Quando encontra* algum objeto perdido, na maioria das vezes não devolve.


E quer que os políticos sejam honestos...

Escandaliza-se com a farra das passagens aéreas...

Esses políticos que aí estão saíram do meio desse mesmo povo ou não?
Brasileiro reclama de quê, afinal?

E é a mais pura verdade, isso que é o pior! Então sugiro adotarmos uma
mudança de comportamento, começando por nós mesmos, onde for necessário!

Vamos dar o bom exemplo!

Espalhe essa ideia!





Fonte: recebido por e-mail de uma amiga

sábado, 13 de agosto de 2011

MPF denuncia prefeito de Caxias por contratar serviços sem licitação.


SÃO LUÍS – O Ministério Público Federal denunciou o prefeito de Caxias (MA), Humberto Ivan Araújo Coutinho, o secretário de Saúde , Domingos Vinícius de Araújo Santos e a representante e administradora do Hospital Casa de Saúde e Maternidade, Ivanise Coutinho Araújo, por contratarem, sem licitação, serviços de tomografia computadorizada e de nefrologia do hospital.
Segundo a denúncia, a empresa contratada tinha como sócio o prefeito da cidade e outros parentes. A irmã do prefeito e administradora do hospital, Ivanise Coutinho Araújo, foi a responsável por firmar o contrato com o município. Além disso, a contratação também teria ocorrido sem justificativa do preço.
O secretário de Saúde, Domingos Santos, responsável direto pela contratação dos serviços, justificou que a licitação “não ocorreu, porque na região não havia nenhuma outra empresa que prestasse, embora soubesse que existia o serviço em cidades vizinhas”. De acordo com a Cordenadoria de Controle e Avaliação da Secretaria de Saúde de Caxias, havia dois serviços de nefrologia à época da contratação, sendo uma clínica na própria cidade e a outra em Timon (MA).
A denúncia aguarda o recebimento pelo Tribunal Regional Eleitoral da 1º Região (TRF1). Se aceita, os acusados responderão por dispensa ilegal de licitação, crime punível com detenção de três a cinco anos e multa.
As informações são do Ministério Público Federal.

Plebiscito para divisão do Pará deve custar R$25 milhões.


O Presidente do Tribunal Superior Eleitoral afirmou que o órgão está preparado para garantir um plebiscito pacífico, em dezembro.


O Jornal das Dez desta sexta-feira (12), ontem, teve uma edição especial, dedicada ao Estado do Pará. 
Está nas mãos da população do Pará a decisão de dividir, ou não, o estado em três. O plebiscito será em dezembro. Há quem diga que os problemas, como os conflitos agrários, são demais para um estado só. Mas no segundo maior estado do país, que concentra a maior população da Região Norte, também não faltam soluções, ou caminhos.
Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Ricardo Lewandowski, afirmou que o TSE está preparado para garantir um plebiscito pacífico. Ele disse ainda que há uma previsão de gastos de R$25 milhões para o pleito. Em alguns locais, as urnas funcionarão por meio de baterias e a transmissão dos dados será por via satélite.
Lewandowski não afirmou se é a favor ou não da divisão do estado e disse que, se o resultado do plebiscito for positivo, não leva necessariamente à criação dos dois estados. “Se a resposta à divisão for positiva, a criação dos estados dependerá de uma lei complementar pelo Congresso Nacional”, disse Ricardo Lewandowski.


quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Aprovado em concurso tem direito a nomeação, decide o STF


Entendimento é referente a aprovado dentro do nº de vagas da seleção.

Ministro diz que administração pode escolher o momento de nomear.


Ao julgar um recurso extraordinário ontem, quarta-feira (10), o Supremo Tribunal Federal (STF) entendeu que aprovado em concurso público dentro do número de vagas tem direito a nomeação. A decisão, por unanimidade, foi em cima de um processo em que o estado de Mato Grosso do Sul questiona a obrigação da administração pública em nomear candidatos aprovados para o cargo de agente auxiliar de perícia da Polícia Civil. Houve repercussão geral, portanto, a interpretação terá de ser seguida em todos os processos que envolvem essa questão, diz a assessoria do Supremo.
Houve discussão sobre se o candidato aprovado possui direito subjetivo à nomeação ou apenas expectativa de direito. O estado sustentava violação aos artigos 5º, inciso LXIX, e 37, caput e inciso IV, da Constituição, por entender que não há qualquer direito líquido e certo à nomeação dos aprovados. Alegava que tais normas têm o objetivo de preservar a autonomia da administração pública.
O relator, ministro Gilmar Mendes, considerou que a administração poderá escolher, dentro do prazo de validade do concurso, o momento no qual se realizará a nomeação, mas não poderá dispor sobre a própria nomeação, “a qual, de acordo com o edital, passa a constituir um direito do concursando aprovado e, dessa forma, um dever imposto ao poder público”.
Mendes salientou que as vagas previstas em edital já pressupõem a existência de cargos e a previsão de lei orçamentária. "A simples alegação de indisponibilidade financeira desacompanhada de elementos concretos tampouco retira a obrigação da administração de nomear os candidatos", afirmou.
Para o ministro, quando a administração torna público um edital de concurso convocando todos os cidadãos a participarem da seleção para o preenchimento de determinadas vagas no serviço público, “ela, impreterivelmente, gera uma expectativa quanto ao seu comportamento segundo as regras previstas nesse edital”.
“Aqueles cidadãos que decidem se inscrever e participar do certame público depositam sua confiança no Estado-administrador, que deve atuar de forma responsável quanto às normas do edital e observar o princípio da segurança jurídica como guia de comportamento”, avaliou.
Situações excepcionais
Mendes, no entanto, entendeu que devem ser levadas em conta "situações excepcionalíssimas" que podem exigir a recusa da administração de nomear novos servidores. O ministro afirmou que essas situações seriam acontecimentos extraordinários e imprevisíveis "extremamente graves". Como exemplos, citou crises econômicas de grandes proporções e fenômenos naturais que causem calamidade pública ou comoção interna.
Alô, aprovados no Concurso do Público de Município de Luis Domingues até agora nada! E a previsão para chamada dos candidatos é para Janeiro/2011, esta na hora de acionar o Ministério público.



quarta-feira, 10 de agosto de 2011

TSE define ordem para perguntas do plebiscito

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definiu nesta terça-feira (9) a ordem das perguntas que aparecerão na urna eletrônica na votação do plebiscito que vai decidir sobre a divisão do estado do Pará com a criação de dois novos estados, Carajás e Tapajós. A consulta será feita à população paraense no próximo dia 11 de dezembro.
Na hora de votar, a primeira pergunta que aparecerá para o eleitor na urna eletrônica se refere à criação do estado de Tapajós: “Você é a favor da divisão do estado do Pará para a criação do estado do Tapajós?”. A segunda pergunta será sobre Carajás: “Você é a favor da divisão do estado do Pará para a criação do estado do Carajás?”
A escolha da ordem foi feita por sorteio no plenário da Corte. Ficaram definidos ainda os números que corresponderão às alternativas “sim” ou “não” para a divisão do estado. Quem for a favor do desmembramento do Pará deverá escolher o número 77. Já o eleitor que for contra a divisão do estado deverá optar pelo número 55.
Considerado a possibilidade de não funcionamento de algumas urnas eletrônicas, o plenário do TSE definiu ainda cores diferentes para cédulas eleitorais que poderão ser usadas em casos de emergência. De acordo com o sorteio, se for necessário, cédulas de cor branca trarão a pergunta “você é a favor da divisão do estado do Pará para a criação do estado do Carajás?”; e cédulas de cor amarela a questão “você é a favor da divisão do estado do Pará para a criação do estado do Tapajós?”
Reforço
Os ministros do TSE aprovaram ainda o envio de tropas federais para reforçar a segurança e dar apoio logístico a 14 municípios do Pará, durante o plebiscito, em dezembro. O pedido foi feito pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará.
Os municípios de Altamira, Brasil Novo, Monte Alegre, Santarém, Alenquer, Óbidos de Juriti, Marabá, Oriximiná, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu, Tucumã, Orilândia do Norte, Pacajá e Anapu vão receber ajuda para reforçar a segurança e transportar urnas por meio de barcos e helicópteros.
A relatora do pedido no TSE, ministra Cármem Lúcia, afirmou que o pedido foi feito com base no relato do secretário de Segurança Pública do Estado, Luiz Fernandes Rocha, ressaltando que a área é “historicamente conflitante pelo intenso fluxo migratório, inclusive com atritos de natureza fundiária”.
Fonte: G1


"Os Smurfs" lidera bilheterias no Brasil


Adaptação dos personagens azuis para o cinema teve quarta maior estreia do ano no país.

iG São Paulo

Surpresa do mercado no segundo semestre, "Os Smurfs" estreou em primeiro lugar nas bilheterias brasileiras. Mistura de animação com atores, na mesma linha de "Alvin e os Esquilos", a adaptação dos personagens famosos na televisão acumulou R$ 10,9 milhões e 921 mil espectadores – quarta maior abertura do ano no país, atrás do último "Harry Potter", "Rio" e "Piratas do Caribe 4".


Além de "Smurfs" superar as expectativas – em cartaz há duas semanas ao redor do mundo, já arrecadou US$ 128 milhões, superando o orçamento de US$ 110 milhões –, o resultado mostra que o setor cinematográfico encara um bom período nas salas brasileiras: em relação à mesma semana no ano passado, o aumento no total de público foi de 48% e de renda, 61%, de acordo com o portal Filme B.

Na segunda posição, aparece "Capitão América - O primeiro vingador", líder na semana passada. Apesar de uma queda acentuada (-40%), a aventura da Marvel permaneceu com uma média de mais de mil espectadores por sala, considerada ótima para o mercado, e foi visto até agora por 1,82 milhão de pessoas.

Terceira maior bilheteria da história, o último filme da série "Harry Potter" ficou com o terceiro lugar no Brasil no ranking do final de semana, com 188 mil espectadores. O top 5 foi completado por dois blockbusters nacionais: "Assalto ao Banco Central", com público de 185 mil pessoas e renda acumulada de R$ 13 milhões, e a comédia "Cilada.com", assista depois de cinco semanas nos cinemas por 2,64 milhões de pessoas.

Outras duas grandes estreias da última sexta-feira, apesar de exibidas em um menor número de salas, foram "Quero Matar Meu Chefe" (sexto lugar, 109 mil espectadores) e o brasileiro "Não Se Preocupe, Nada Vai Dar Certo" (sétimo, 49 mil). Exibido em em circuito limitado, "Melancolia", do dinamarquês Lars Von Trier, aparece na décima posição.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Justiça proíbe propaganda que comparava ensino a distância de serviço social a fast food


A Justiça Federal em Campinas determinou que CFESS (Conselho Federal de Serviço Social) suspenda uma propaganda veiculada na internet e em rádios comparando o ensino a distância na área a lanchonetes de fast food. Segundo a decisão do juiz federal Haroldo Nader, parte do material tem caráter “altamente pejorativo” e expõe “os consumidores deste método ao ridículo”.
Segundo o juiz, parte da campanha trata os alunos de ensino a distância como “pessoas de pouca inteligência e discernimento” e mesmo induzem “os telespectadores de que o curso será ministrado de forma antiética”. 
De acordo com a Anated (Associação Nacional dos Tutores de Ensino a Distância), que ingressou com a ação, a propaganda estava causando “constrangimentos”.

"Blá, blá, blá"

Os vídeos são ambientados em uma lanchonete, onde o balconista ajuda o estudante a "montar" o curso a distância de sua preferência.
Em um dos vídeos, o ator que interpreta o balconista diz: "Tem gente que vai te dizer que o tutor precisa ser um assistente social, blá, blá, blá, coisa e tal. Mas, às vezes, eles nem são. Nas atividades dos polos nós passamos vídeos, palestras, e o tutor só coordena, nem responde as perguntas. 
Não precisa ser um assistente social para usar os equipamentos, isso qualquer um faz, não é verdade? E como os encontros presenciais nos polos não são uma aula, então assistente social pra quê?"
Em outro, o "balconista" alerta: "Uma boa graduação garante a base para um bom profissional se desenvolver e aqui no nosso curso você vai suar desde o começo, vai ter que se virar e dar seu jeito de correr atrás. Vai ser assim depois que você se formar, então é melhor sofrer logo de uma vez. E, se ficar com dúvidas, você tem a vida inteira para aprender. É ou não é?"

Outro lado

De acordo com a assessoria de imprensa do CFESS, a entidade ainda não foi notificada da decisão e prefere não falar sobre o caso até que isso ocorra. Uma nota foi divulgada no site da instituição informando que, assim que a notificação aconteça, o conselho irá tomar as medidas necessárias para que "possam prosseguir com a divulgação de seu posicionamento político em defesa da educação pública, laica, presencial e de qualidade".
A nota é assinada pelo CFESS, pela ABEPSS (Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social) e pela ENESSO (Executiva Nacional dos Estudantes de Serviço Social).

Em Itabagi (PR), escolas públicas recebem lousas digitais


Nesta sexta-feira, Tibagi/PR se tornará o primeiro município do Brasil a implantar Lousas Interativas Multimídia (LIM) em todas as salas de aula das escolas e centros municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental até o 5º Ano. Trata-se do Programa Escola Sem Fronteiras, que consiste na utilização de kits com notebook, projetor, Tablet e caneta eletrônica. As escolas já estão aposentando o giz e o quadro.
Com o projetor os educadores poderão tornar suas aulas mais dinâmicas, pois ele possibilita interação com softwares de apresentação de slides, programas educacionais, sites da internet ou quaisquer outros aplicativos, diretamente na superfície da lousa. “É uma revolução na educação, um divisor de águas.
A partir de agora, nossos alunos têm à disposição equipamentos de ponta, a tecnologia a serviço da qualidade na educação”, defende o prefeito Sinval Silva, idealizador do programa.
A Secretária de Educação e Cultura do Município, Jeanine Maciel Ribas, acredita que as lousas digitais vão implicar em avanços nas avaliações, como Prova Brasil e Índice Nacional de Educação Básica (IDEB). “Já tivemos uma boa evolução nos últimos anos, mas agora nossa expectativa é por um salto de qualidade”, aponta.
A Brasil Online Tecnologia Educacional é a empresa responsável por fornecer os equipamentos e prestar consultoria especializada, com treinamento aos professores e acompanhamento integral. “A adaptação de metodologias e a capacitação dos educadores fazem com que se rompam barreiras e novos meios passem a efetivar a prática pedagógica em um novo contexto”, esclarece um dos diretores da empresa, Weydson Fonteles. 
Segundo ele, atualmente existem cerca de 1,2 milhão de lousas no mundo e a previsão é de que até o final deste ano elas somem mais de cinco milhões.
A diretora da Escola Municipal Ida Viana, Keila Maria Martins, está surpresa com o resultado. “As crianças estão muito mais interessadas. Acabou a bagunça e diminuiu a evasão. É uma ferramenta muito boa porque prende a atenção e desperta a curiosidade. Tudo o que eles perguntam, pode ser pesquisado na hora na internet”, enaltece a diretora.
O aluno do 5º Ano, Christofer Morais, faz questão de sentar na primeira fileira de carteiras para não perder detalhes da sala. O colega de turma, Elisson Pachego, também aprovou a lousa. “Não tenho saudades do outro quadro porque a lousa é muito boa, aprendemos muito mais”, confessa. 
Já Yuri dos Santos diz que gostou dos jogos interativos e afirma não ter medo de usar a caneta digital: “Eu gostei. Não quero mais faltar aula e acho que não vou mais me acostumar sem a lousa”. A jovem Vanessa Rodrigues aprovou a nova tecnologia porque no caso de dúvidas basta a professora entra na internet para saber. “Agora temos uma escola para a criança se divertir enquanto aprende”, comemora.
Fonte: www.jmnews.com.br

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Esclarecendo dúvidas sobre volta às aulas!!!


1) Como fazer para quebrar o ritmo das férias e voltar à rotina das aulas? 
Primeiramente é importante falar com a criança sobre a escola de uma maneira positiva. Trazer lembranças das coisas boas que ela diariamente vive na escola, aquela aula que ela gostou muito, aquela experiência no laboratório de ciências ou de informática, por exemplo. 

A experiência de reencontrar os amigos também. É importante os pais participarem dessa rotina de volta às aulas ao longo de toda essa primeira semana, que é preparar o material escolar (mochila,cadernos, lápis, canetas,estojo, etc), escolher o lanche que vai levar para a escola, acompanhar o transporte que vai pegar ou acompanhar a criança até a escola. Tudo isso faz ela entender que ela não está sozinha nesse desafio, ela está acompanhada dos pais ou da família. É importante trazer a imagem da escola valorizada pelos pais, ou seja, a criança precisa perceber que aquilo que a escola significa enquanto estudo, aprendizagem, desenvolvimento, evolução da pessoa, tudo aquilo é valorizado pelos pais. A criança aprende que vale a pena aprender, se aventurar nesse desafio do saber.

2) Existem crianças que estão trocando de escola. Como lidar com essa mudança de rotina, de ambiente?
 Se a mudança é por um motivo ligado a uma mudança de cidade da família, aí o esforço é mais no sentindo de se ambientar nessa nova realidade. Perguntar como é que foi o dia dela, perguntar se gostou dos novos amigos, trocar experiências com a criança. Todo o diálogo é importante para que a criança se sinta acolhida, protegida e acompanhada. Existe outro tipo de mudança de escola, quando ela vem de um fracasso escolar. Ela teve que mudar de escola porque as notas estavam muito ruins ou porque teve um problema de relacionamento. Aí é importante mostrar que a oportunidade está sendo dada para começar de novo. Uma nova realidade, com a possibilidade de reconstruir sua imagem como estudante e até como pessoa.
3) Em fevereiro os pais fazem adaptação dos filhos no início da vida escolar. Agora em agosto é necessário fazer uma readaptação? 
É importante ir junto à escola. Visitar o espaço escolar, conversar com os professores. Aí nos outros dias as crianças vão lembrar que já estiveram ali, que aquele espaço é familiar. Agora,  quando a criança é um pouco mais velha, não é necessário, pode demorar um pouco essa readaptação, mas os pais não precisam ficar ansiosos. A adaptação acaba acontecendo, mas o que às vezes demora mais é aquela hora de adaptação ao estudo em casa. É difícil voltar à rotina de estudar todos os dias, então para isso é necessário que os pais façam uma agenda de estudo, reservem pelo menos uma hora do dia para estudar. Se possível, acompanhar os trabalhos da criança, e reservar os horários nobres para o estudo. Não adianta estudar naquele horário que a criança está muito cansada. Antes de dormir não é hora de estudar.

4) As crianças que estudam de manhã podem dormir à tarde? 
É recomendado para crianças muito pequenas, que gastam muita energia na creche, na pré-escola, então, uma soneca à tarde pode repor as energias.

5) Como fazer para não sentir dores não ombro e nas costas por causa da mochila? 
Se está com dor nas costas seria interessante procurar um ortopedista. Em geral, o que os educadores recomendam é que a escola não peça muito material por dia para a criança, para que a mochila seja mais leve. As mochilas de rodinhas não devem ser levadas de um lado só, porque isso acaba forçando demais para um lado. E como as crianças estão desenvolvendo seu corpo, não é bom desenvolver dessa maneira desigual. Então, quem anda com mochilas de rodinha seria interessante colocar as duas mãos para trás.

6) Quais são os estímulos para que as crianças voltem às aulas bem? 
Essa responsabilidade é dos pais e também da escola. A escola precisa inventar atividades divertidas, não precisa entrar logo com o conteúdo, compartilhar o que aconteceu nas férias, fotos. Com isso você traz lembranças positivas para o espaço escolar. A escola não é um lugar que você precisa ficar fechado só no conhecimento. É um espaço de vida, de curtição, de relacionamento, de desenvolvimento cultural.

Fonte: G1