sábado, 13 de agosto de 2011

MPF denuncia prefeito de Caxias por contratar serviços sem licitação.


SÃO LUÍS – O Ministério Público Federal denunciou o prefeito de Caxias (MA), Humberto Ivan Araújo Coutinho, o secretário de Saúde , Domingos Vinícius de Araújo Santos e a representante e administradora do Hospital Casa de Saúde e Maternidade, Ivanise Coutinho Araújo, por contratarem, sem licitação, serviços de tomografia computadorizada e de nefrologia do hospital.
Segundo a denúncia, a empresa contratada tinha como sócio o prefeito da cidade e outros parentes. A irmã do prefeito e administradora do hospital, Ivanise Coutinho Araújo, foi a responsável por firmar o contrato com o município. Além disso, a contratação também teria ocorrido sem justificativa do preço.
O secretário de Saúde, Domingos Santos, responsável direto pela contratação dos serviços, justificou que a licitação “não ocorreu, porque na região não havia nenhuma outra empresa que prestasse, embora soubesse que existia o serviço em cidades vizinhas”. De acordo com a Cordenadoria de Controle e Avaliação da Secretaria de Saúde de Caxias, havia dois serviços de nefrologia à época da contratação, sendo uma clínica na própria cidade e a outra em Timon (MA).
A denúncia aguarda o recebimento pelo Tribunal Regional Eleitoral da 1º Região (TRF1). Se aceita, os acusados responderão por dispensa ilegal de licitação, crime punível com detenção de três a cinco anos e multa.
As informações são do Ministério Público Federal.

Plebiscito para divisão do Pará deve custar R$25 milhões.


O Presidente do Tribunal Superior Eleitoral afirmou que o órgão está preparado para garantir um plebiscito pacífico, em dezembro.


O Jornal das Dez desta sexta-feira (12), ontem, teve uma edição especial, dedicada ao Estado do Pará. 
Está nas mãos da população do Pará a decisão de dividir, ou não, o estado em três. O plebiscito será em dezembro. Há quem diga que os problemas, como os conflitos agrários, são demais para um estado só. Mas no segundo maior estado do país, que concentra a maior população da Região Norte, também não faltam soluções, ou caminhos.
Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Ricardo Lewandowski, afirmou que o TSE está preparado para garantir um plebiscito pacífico. Ele disse ainda que há uma previsão de gastos de R$25 milhões para o pleito. Em alguns locais, as urnas funcionarão por meio de baterias e a transmissão dos dados será por via satélite.
Lewandowski não afirmou se é a favor ou não da divisão do estado e disse que, se o resultado do plebiscito for positivo, não leva necessariamente à criação dos dois estados. “Se a resposta à divisão for positiva, a criação dos estados dependerá de uma lei complementar pelo Congresso Nacional”, disse Ricardo Lewandowski.


quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Aprovado em concurso tem direito a nomeação, decide o STF


Entendimento é referente a aprovado dentro do nº de vagas da seleção.

Ministro diz que administração pode escolher o momento de nomear.


Ao julgar um recurso extraordinário ontem, quarta-feira (10), o Supremo Tribunal Federal (STF) entendeu que aprovado em concurso público dentro do número de vagas tem direito a nomeação. A decisão, por unanimidade, foi em cima de um processo em que o estado de Mato Grosso do Sul questiona a obrigação da administração pública em nomear candidatos aprovados para o cargo de agente auxiliar de perícia da Polícia Civil. Houve repercussão geral, portanto, a interpretação terá de ser seguida em todos os processos que envolvem essa questão, diz a assessoria do Supremo.
Houve discussão sobre se o candidato aprovado possui direito subjetivo à nomeação ou apenas expectativa de direito. O estado sustentava violação aos artigos 5º, inciso LXIX, e 37, caput e inciso IV, da Constituição, por entender que não há qualquer direito líquido e certo à nomeação dos aprovados. Alegava que tais normas têm o objetivo de preservar a autonomia da administração pública.
O relator, ministro Gilmar Mendes, considerou que a administração poderá escolher, dentro do prazo de validade do concurso, o momento no qual se realizará a nomeação, mas não poderá dispor sobre a própria nomeação, “a qual, de acordo com o edital, passa a constituir um direito do concursando aprovado e, dessa forma, um dever imposto ao poder público”.
Mendes salientou que as vagas previstas em edital já pressupõem a existência de cargos e a previsão de lei orçamentária. "A simples alegação de indisponibilidade financeira desacompanhada de elementos concretos tampouco retira a obrigação da administração de nomear os candidatos", afirmou.
Para o ministro, quando a administração torna público um edital de concurso convocando todos os cidadãos a participarem da seleção para o preenchimento de determinadas vagas no serviço público, “ela, impreterivelmente, gera uma expectativa quanto ao seu comportamento segundo as regras previstas nesse edital”.
“Aqueles cidadãos que decidem se inscrever e participar do certame público depositam sua confiança no Estado-administrador, que deve atuar de forma responsável quanto às normas do edital e observar o princípio da segurança jurídica como guia de comportamento”, avaliou.
Situações excepcionais
Mendes, no entanto, entendeu que devem ser levadas em conta "situações excepcionalíssimas" que podem exigir a recusa da administração de nomear novos servidores. O ministro afirmou que essas situações seriam acontecimentos extraordinários e imprevisíveis "extremamente graves". Como exemplos, citou crises econômicas de grandes proporções e fenômenos naturais que causem calamidade pública ou comoção interna.
Alô, aprovados no Concurso do Público de Município de Luis Domingues até agora nada! E a previsão para chamada dos candidatos é para Janeiro/2011, esta na hora de acionar o Ministério público.



quarta-feira, 10 de agosto de 2011

TSE define ordem para perguntas do plebiscito

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definiu nesta terça-feira (9) a ordem das perguntas que aparecerão na urna eletrônica na votação do plebiscito que vai decidir sobre a divisão do estado do Pará com a criação de dois novos estados, Carajás e Tapajós. A consulta será feita à população paraense no próximo dia 11 de dezembro.
Na hora de votar, a primeira pergunta que aparecerá para o eleitor na urna eletrônica se refere à criação do estado de Tapajós: “Você é a favor da divisão do estado do Pará para a criação do estado do Tapajós?”. A segunda pergunta será sobre Carajás: “Você é a favor da divisão do estado do Pará para a criação do estado do Carajás?”
A escolha da ordem foi feita por sorteio no plenário da Corte. Ficaram definidos ainda os números que corresponderão às alternativas “sim” ou “não” para a divisão do estado. Quem for a favor do desmembramento do Pará deverá escolher o número 77. Já o eleitor que for contra a divisão do estado deverá optar pelo número 55.
Considerado a possibilidade de não funcionamento de algumas urnas eletrônicas, o plenário do TSE definiu ainda cores diferentes para cédulas eleitorais que poderão ser usadas em casos de emergência. De acordo com o sorteio, se for necessário, cédulas de cor branca trarão a pergunta “você é a favor da divisão do estado do Pará para a criação do estado do Carajás?”; e cédulas de cor amarela a questão “você é a favor da divisão do estado do Pará para a criação do estado do Tapajós?”
Reforço
Os ministros do TSE aprovaram ainda o envio de tropas federais para reforçar a segurança e dar apoio logístico a 14 municípios do Pará, durante o plebiscito, em dezembro. O pedido foi feito pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará.
Os municípios de Altamira, Brasil Novo, Monte Alegre, Santarém, Alenquer, Óbidos de Juriti, Marabá, Oriximiná, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu, Tucumã, Orilândia do Norte, Pacajá e Anapu vão receber ajuda para reforçar a segurança e transportar urnas por meio de barcos e helicópteros.
A relatora do pedido no TSE, ministra Cármem Lúcia, afirmou que o pedido foi feito com base no relato do secretário de Segurança Pública do Estado, Luiz Fernandes Rocha, ressaltando que a área é “historicamente conflitante pelo intenso fluxo migratório, inclusive com atritos de natureza fundiária”.
Fonte: G1


"Os Smurfs" lidera bilheterias no Brasil


Adaptação dos personagens azuis para o cinema teve quarta maior estreia do ano no país.

iG São Paulo

Surpresa do mercado no segundo semestre, "Os Smurfs" estreou em primeiro lugar nas bilheterias brasileiras. Mistura de animação com atores, na mesma linha de "Alvin e os Esquilos", a adaptação dos personagens famosos na televisão acumulou R$ 10,9 milhões e 921 mil espectadores – quarta maior abertura do ano no país, atrás do último "Harry Potter", "Rio" e "Piratas do Caribe 4".


Além de "Smurfs" superar as expectativas – em cartaz há duas semanas ao redor do mundo, já arrecadou US$ 128 milhões, superando o orçamento de US$ 110 milhões –, o resultado mostra que o setor cinematográfico encara um bom período nas salas brasileiras: em relação à mesma semana no ano passado, o aumento no total de público foi de 48% e de renda, 61%, de acordo com o portal Filme B.

Na segunda posição, aparece "Capitão América - O primeiro vingador", líder na semana passada. Apesar de uma queda acentuada (-40%), a aventura da Marvel permaneceu com uma média de mais de mil espectadores por sala, considerada ótima para o mercado, e foi visto até agora por 1,82 milhão de pessoas.

Terceira maior bilheteria da história, o último filme da série "Harry Potter" ficou com o terceiro lugar no Brasil no ranking do final de semana, com 188 mil espectadores. O top 5 foi completado por dois blockbusters nacionais: "Assalto ao Banco Central", com público de 185 mil pessoas e renda acumulada de R$ 13 milhões, e a comédia "Cilada.com", assista depois de cinco semanas nos cinemas por 2,64 milhões de pessoas.

Outras duas grandes estreias da última sexta-feira, apesar de exibidas em um menor número de salas, foram "Quero Matar Meu Chefe" (sexto lugar, 109 mil espectadores) e o brasileiro "Não Se Preocupe, Nada Vai Dar Certo" (sétimo, 49 mil). Exibido em em circuito limitado, "Melancolia", do dinamarquês Lars Von Trier, aparece na décima posição.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Justiça proíbe propaganda que comparava ensino a distância de serviço social a fast food


A Justiça Federal em Campinas determinou que CFESS (Conselho Federal de Serviço Social) suspenda uma propaganda veiculada na internet e em rádios comparando o ensino a distância na área a lanchonetes de fast food. Segundo a decisão do juiz federal Haroldo Nader, parte do material tem caráter “altamente pejorativo” e expõe “os consumidores deste método ao ridículo”.
Segundo o juiz, parte da campanha trata os alunos de ensino a distância como “pessoas de pouca inteligência e discernimento” e mesmo induzem “os telespectadores de que o curso será ministrado de forma antiética”. 
De acordo com a Anated (Associação Nacional dos Tutores de Ensino a Distância), que ingressou com a ação, a propaganda estava causando “constrangimentos”.

"Blá, blá, blá"

Os vídeos são ambientados em uma lanchonete, onde o balconista ajuda o estudante a "montar" o curso a distância de sua preferência.
Em um dos vídeos, o ator que interpreta o balconista diz: "Tem gente que vai te dizer que o tutor precisa ser um assistente social, blá, blá, blá, coisa e tal. Mas, às vezes, eles nem são. Nas atividades dos polos nós passamos vídeos, palestras, e o tutor só coordena, nem responde as perguntas. 
Não precisa ser um assistente social para usar os equipamentos, isso qualquer um faz, não é verdade? E como os encontros presenciais nos polos não são uma aula, então assistente social pra quê?"
Em outro, o "balconista" alerta: "Uma boa graduação garante a base para um bom profissional se desenvolver e aqui no nosso curso você vai suar desde o começo, vai ter que se virar e dar seu jeito de correr atrás. Vai ser assim depois que você se formar, então é melhor sofrer logo de uma vez. E, se ficar com dúvidas, você tem a vida inteira para aprender. É ou não é?"

Outro lado

De acordo com a assessoria de imprensa do CFESS, a entidade ainda não foi notificada da decisão e prefere não falar sobre o caso até que isso ocorra. Uma nota foi divulgada no site da instituição informando que, assim que a notificação aconteça, o conselho irá tomar as medidas necessárias para que "possam prosseguir com a divulgação de seu posicionamento político em defesa da educação pública, laica, presencial e de qualidade".
A nota é assinada pelo CFESS, pela ABEPSS (Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social) e pela ENESSO (Executiva Nacional dos Estudantes de Serviço Social).

Em Itabagi (PR), escolas públicas recebem lousas digitais


Nesta sexta-feira, Tibagi/PR se tornará o primeiro município do Brasil a implantar Lousas Interativas Multimídia (LIM) em todas as salas de aula das escolas e centros municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental até o 5º Ano. Trata-se do Programa Escola Sem Fronteiras, que consiste na utilização de kits com notebook, projetor, Tablet e caneta eletrônica. As escolas já estão aposentando o giz e o quadro.
Com o projetor os educadores poderão tornar suas aulas mais dinâmicas, pois ele possibilita interação com softwares de apresentação de slides, programas educacionais, sites da internet ou quaisquer outros aplicativos, diretamente na superfície da lousa. “É uma revolução na educação, um divisor de águas.
A partir de agora, nossos alunos têm à disposição equipamentos de ponta, a tecnologia a serviço da qualidade na educação”, defende o prefeito Sinval Silva, idealizador do programa.
A Secretária de Educação e Cultura do Município, Jeanine Maciel Ribas, acredita que as lousas digitais vão implicar em avanços nas avaliações, como Prova Brasil e Índice Nacional de Educação Básica (IDEB). “Já tivemos uma boa evolução nos últimos anos, mas agora nossa expectativa é por um salto de qualidade”, aponta.
A Brasil Online Tecnologia Educacional é a empresa responsável por fornecer os equipamentos e prestar consultoria especializada, com treinamento aos professores e acompanhamento integral. “A adaptação de metodologias e a capacitação dos educadores fazem com que se rompam barreiras e novos meios passem a efetivar a prática pedagógica em um novo contexto”, esclarece um dos diretores da empresa, Weydson Fonteles. 
Segundo ele, atualmente existem cerca de 1,2 milhão de lousas no mundo e a previsão é de que até o final deste ano elas somem mais de cinco milhões.
A diretora da Escola Municipal Ida Viana, Keila Maria Martins, está surpresa com o resultado. “As crianças estão muito mais interessadas. Acabou a bagunça e diminuiu a evasão. É uma ferramenta muito boa porque prende a atenção e desperta a curiosidade. Tudo o que eles perguntam, pode ser pesquisado na hora na internet”, enaltece a diretora.
O aluno do 5º Ano, Christofer Morais, faz questão de sentar na primeira fileira de carteiras para não perder detalhes da sala. O colega de turma, Elisson Pachego, também aprovou a lousa. “Não tenho saudades do outro quadro porque a lousa é muito boa, aprendemos muito mais”, confessa. 
Já Yuri dos Santos diz que gostou dos jogos interativos e afirma não ter medo de usar a caneta digital: “Eu gostei. Não quero mais faltar aula e acho que não vou mais me acostumar sem a lousa”. A jovem Vanessa Rodrigues aprovou a nova tecnologia porque no caso de dúvidas basta a professora entra na internet para saber. “Agora temos uma escola para a criança se divertir enquanto aprende”, comemora.
Fonte: www.jmnews.com.br

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Esclarecendo dúvidas sobre volta às aulas!!!


1) Como fazer para quebrar o ritmo das férias e voltar à rotina das aulas? 
Primeiramente é importante falar com a criança sobre a escola de uma maneira positiva. Trazer lembranças das coisas boas que ela diariamente vive na escola, aquela aula que ela gostou muito, aquela experiência no laboratório de ciências ou de informática, por exemplo. 

A experiência de reencontrar os amigos também. É importante os pais participarem dessa rotina de volta às aulas ao longo de toda essa primeira semana, que é preparar o material escolar (mochila,cadernos, lápis, canetas,estojo, etc), escolher o lanche que vai levar para a escola, acompanhar o transporte que vai pegar ou acompanhar a criança até a escola. Tudo isso faz ela entender que ela não está sozinha nesse desafio, ela está acompanhada dos pais ou da família. É importante trazer a imagem da escola valorizada pelos pais, ou seja, a criança precisa perceber que aquilo que a escola significa enquanto estudo, aprendizagem, desenvolvimento, evolução da pessoa, tudo aquilo é valorizado pelos pais. A criança aprende que vale a pena aprender, se aventurar nesse desafio do saber.

2) Existem crianças que estão trocando de escola. Como lidar com essa mudança de rotina, de ambiente?
 Se a mudança é por um motivo ligado a uma mudança de cidade da família, aí o esforço é mais no sentindo de se ambientar nessa nova realidade. Perguntar como é que foi o dia dela, perguntar se gostou dos novos amigos, trocar experiências com a criança. Todo o diálogo é importante para que a criança se sinta acolhida, protegida e acompanhada. Existe outro tipo de mudança de escola, quando ela vem de um fracasso escolar. Ela teve que mudar de escola porque as notas estavam muito ruins ou porque teve um problema de relacionamento. Aí é importante mostrar que a oportunidade está sendo dada para começar de novo. Uma nova realidade, com a possibilidade de reconstruir sua imagem como estudante e até como pessoa.
3) Em fevereiro os pais fazem adaptação dos filhos no início da vida escolar. Agora em agosto é necessário fazer uma readaptação? 
É importante ir junto à escola. Visitar o espaço escolar, conversar com os professores. Aí nos outros dias as crianças vão lembrar que já estiveram ali, que aquele espaço é familiar. Agora,  quando a criança é um pouco mais velha, não é necessário, pode demorar um pouco essa readaptação, mas os pais não precisam ficar ansiosos. A adaptação acaba acontecendo, mas o que às vezes demora mais é aquela hora de adaptação ao estudo em casa. É difícil voltar à rotina de estudar todos os dias, então para isso é necessário que os pais façam uma agenda de estudo, reservem pelo menos uma hora do dia para estudar. Se possível, acompanhar os trabalhos da criança, e reservar os horários nobres para o estudo. Não adianta estudar naquele horário que a criança está muito cansada. Antes de dormir não é hora de estudar.

4) As crianças que estudam de manhã podem dormir à tarde? 
É recomendado para crianças muito pequenas, que gastam muita energia na creche, na pré-escola, então, uma soneca à tarde pode repor as energias.

5) Como fazer para não sentir dores não ombro e nas costas por causa da mochila? 
Se está com dor nas costas seria interessante procurar um ortopedista. Em geral, o que os educadores recomendam é que a escola não peça muito material por dia para a criança, para que a mochila seja mais leve. As mochilas de rodinhas não devem ser levadas de um lado só, porque isso acaba forçando demais para um lado. E como as crianças estão desenvolvendo seu corpo, não é bom desenvolver dessa maneira desigual. Então, quem anda com mochilas de rodinha seria interessante colocar as duas mãos para trás.

6) Quais são os estímulos para que as crianças voltem às aulas bem? 
Essa responsabilidade é dos pais e também da escola. A escola precisa inventar atividades divertidas, não precisa entrar logo com o conteúdo, compartilhar o que aconteceu nas férias, fotos. Com isso você traz lembranças positivas para o espaço escolar. A escola não é um lugar que você precisa ficar fechado só no conhecimento. É um espaço de vida, de curtição, de relacionamento, de desenvolvimento cultural.

Fonte: G1
 

domingo, 31 de julho de 2011

Oposição, o grande pilar da democracia!

Quando a oposição denunciou o esquema do mensalão, que, diga-se de passagem, sempre foi uma prática comum nos governos brasileiros, na verdade ajudaram o Lula a se livrar do Paloci e do Zé Dirceu, e assim conseguir governar com independência.

Agora a oposição através de denuncias na grande imprensa ligada ao PSDB, dá a presidente Dilma a mesma oportunidade de se desfazer justificadamente da banda podre do seu governo. Até o ex-presidente Fernando Henrique elogiou a faxina que a Dilma está fazendo, e que ele mesmo não teve coragem para fazer. Mas tudo bem.

Na verdade a oposição a Dilma não tem, como objetivo sanear o governo federal dos corruptos e ladrões, e sim minar a base política da presidente, impedindo assim a governabilidade, como a oposição nos EUA está fazendo com o Obama, afinal ladrões é o que não falta na política brasileira.

Acontece que esta é uma faca de dois gumes, e o Fernando Henrique (PSDB) já percebeu isso, tanto que aconselhou ao PSDB apoiar a faxina. Agora se os aloprados tucanos vão seguir o sábio conselho é que são elas, a maioria deles estão ainda amarrados à antiga e ultrapassada política de subestimar a inteligência e a perspicácia do eleitor brasileiro.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

O “NÃO” de Glauco Lima


Sou paraense, nascido em Belém, e a favor da multiplicação do Pará desde que tomei conhecimento da tese à vários anos atrás.

Ao fazer um trabalho de pesquisa para meus estudos, vi uma imagem de Glauco Lima, publicitário que comanda o marketing do “NÃO” à divisão do Estado do Pará, que colo abaixo.



O tom que Glauco Lima embarcou na peça é perfeito para uma campanha que deve pretender afastar ideias e tentos mal concebidos: somos todos brasileiros!!!!!!!!!!

Você que também não é a favor da separação do Estado do Pará, repasse esta imagem e idéia a todos seus amigos e familiares.

Já basta os que nós já temos...


O número de vereadores das Câmaras Municipais no Maranhão devem aumentar nas próximas eleições.

Agora perguntamos: Temos vereadores e só uns dois ou três honram e cumprem com as suas obrigações e compromissos assumidos perante a população, para que aumentar mais ? 

Se apenas pelo memos 7O%  entre os vereadores fizessem o seu trabalho, já estaria de bom tamanho. Não precisa aumentar o número de vereadores, precisa aumentar o compromisso, e seriedade e o amor próprio, por parte de pelo menos a maioria dos atuais dez vereadores. O que importa não é a quantidade, mas a qualidade dos vereadores.
----------------------------------

SE O BRASIL REAGIR, TUDO MUDARÁ!

PARABÉNS À POPULAÇÃO DE JARAGUÁ DO SUL, PELA CORAGEM DE MANIFESTAR O QUE PENSA. E PENSA CERTO!!!


Todas as cidades deviam fazer isso!!!!!!!!

Se concordar, repasse esta matéria e entre no movimento “menos vereadores + professores!”.

O outdoor colocado na rua Olívio Domingos Brugnago, no bairro Vila Nova, em Jaraguá, demonstra a indignação sobre a proposta de aumento do número de vereadores na Câmara.


Na Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul, foi colocado o outdoor abaixo:

E finalmente...


TENHO CERTEZA QUE NÃO PRECISAMOS DE MAIS VEREADORES...

NEM DE MAIS DEPUTADOS (ESTADUAIS OU FEDERAIS)... 

Recebido por e-mail.


segunda-feira, 18 de julho de 2011

Paralisação nacional da enfermagem dia 05 de agosto de 2011



Por favor, você pode divulgar a paralisação nacional da enfermagem no seu blog? Ele é muito lido aqui na cidade! Ficarei grata! 

Mirian 

PARALISAÇÃO NACIONAL DA ENFERMAGEM DIA 05 DE AGOSTO DE 2011 . 

Informações básicas sobre Paralisação Nacional Paralisação Nacional da Enfermagem - 05 de Agosto de 2011 - Dia Nacional da Saúde 

Muito se ouve, muito se vê, mas pouco se faz! Você - parteira, auxiliar, técnico(a) em enfermagem, Enfermeira(o) - alguma vez sentiu que é injustiçado profissionalmente? Está satisfeito com o seu salário? E com as condições do seu trabalho? E a sua carga horária de trabalho? Está feliz com o tempo que tem para dedicar a sua família? Com a quantidade de vínculos empregatícios que é obrigado a ter para conseguir viver dignamente? ... E a diferenciação a que muitas vezes a nossa classe é submetida, diante da classe médica? Isto incomoda você? 

Se você também acredita que a Enfermagem é uma classe desunida? Passe a mudar essa atitude dentro de você, pois você faz parte de uma categoria totalmente especial e insubstituível, mas que precisa de você e do seu colega ao lado junto a você, junto a nós, para começarmos a mudar essa realidade. 

Faça parte desse movimento, junte-se a nós - JUNTOS SOMOS MUITOS E MUITO PODEMOS - 05 de Agosto de 2011 - A ENFERMAGEM DO BRASIL VAI PARAR POR 24 h. 

AJUDE A DIVULGAR E FORTALECER ESSE MOVIMENTO! ESTADOS DO BRASIL, ACREDITE SEUS NÚCLEOS DE MANIFESTOS! 

NOSSA CAUSA É JUSTA E PELA VIDA! 

REPASSEM PARA SEUS CONTATOS!!!!!! ENFERMAGEM UNIDA JÁ!!!!

Pare de se destruir!!!!!!!!

domingo, 17 de julho de 2011

Exames demais fazem mal à saúde!!!

Diagnóstico precoce pode induzir a tratamentos desnecessários, que deixam as pessoas realmente doentes.



Por Gilbert Welch
A maioria das chamadas doenças modernas é definida numericamente. Se sua pressão arterial estiver acima de certo número, por exemplo, você é diagnosticado como hipertenso e é medicado. Se estiver abaixo, você não é. Simples assim.


Existem diversas outras enfermidades em que você pode ser enquadrado como portador simplesmente se estiver fora dos números fixados — mesmo se não tiver nenhum sintoma aparente. Ao estabelecermos estes números, nós, médicos, tentamos fazer um diagnóstico precoce e, desta maneira, prevenir consequências graves, como um ataque cardíaco, no caso de hipertensão.

Entretanto, o diagnóstico precoce é uma faca de dois gumes. Se ele tem o potencial de salvar vidas, também carrega um perigo grande: a excessiva detecção de anormalidades que nunca nos incomodaram e, talvez, nunca incomodariam. Muitas pessoas diagnosticadas com diabetes, hipertensão ou osteoporose jamais desenvolveriam os sintomas e nem morreriam destas doenças. Isso acontece principalmente quando os casos são leves. Mas podem correr riscos de, mesmo assim, ao serem medicadas, terem efeitos colaterais indesejáveis, o que acarretaria em novos exames, novos remédios e novas doenças.

As regras numéricas para definir doenças são importantes e determinam o que chamamos de ponto de corte: se você passa um número acima, é chamado de doente. Um número abaixo, é considerado saudável. Eu adoraria dizer que estes pontos de corte são resultados apenas de um processo científico. 

Mas eles são mais do que isso: envolvem também julgamentos de valores e até mesmo interesses financeiros. Com o passar dos anos, diversos pontos de corte foram alterados significativamente. Ainda que isso tenha ocorrido com as melhores intenções, o resultado é que aumentaram em demasia os diagnósticos e os tratamentos de pessoas que potencialmente nunca ficariam doentes.

Pense na seguinte situação: você se sente bem, mas alguém lhe sugere exames para saber se seus ossos estão suficientemente fortes, uma vez que a osteoporose é uma doença grave. Os exames revelam que sua densidade óssea está um pouco abaixo da média para sua idade e você é aconselhado a tomar medicamentos para evitar o risco de fraturas. 

Três medicamentos, uma úlcera de esôfago como efeito colateral, e três especialistas depois, dizem que agora você pode ter câncer de tireoide. Trata-se de um caso clássico de eventos em cascata — neste exemplo, com um final feliz, pois o último médico em questão soube avaliar que praticamente todos os adultos têm alguma evidência de câncer de tireoide. E aqui, o paciente em questão nem tinha osteoporose — é o que se chama de “pré-osteoporose”.

Seria fácil, então, mudar as regras para alterar os números e redefinir o que seria considerado normal. A discussão pararia por aí. Mas, infelizmente, não existe um método matemático ou uma equação que defina quem é normal e quem não é. Precisamos, sim, pensar no paradoxo que hoje se tornou a promoção da saúde: para serem saudáveis, as pessoas precisam procurar doenças?

Gilbert Welch é médico e pesquisador na área de diagnóstico precoce de doenças na Universidade Dartmouth (EUA). Ele é autor de Overdiagnosed, escrito com Lisa Schwartz e Steven Woloshin (2011)

Boa notícia, a banda larga está chegando minha genteeee!!!

Governo assina convênios para plano de banda larga.





O governo federal oficializou na quarta-feira passada (13/07) parcerias com a Eletronorte e a operadora TIM para condução do PNBL (Plano Nacional de Banda Larga).

Com cronograma atrasado, o PNBL terá no acordo com a Eletronorte impulso para chegar às regiões Norte e Centro-Oeste, mesmo sem a revitalização de redes da Eletrobras concluídas.

Pelo acordo firmado hoje, a Eletronorte cede capacidade de transmissão em redes situadas nessas regiões, em troca do direito de transmissão em trechos da rede da Telebrás, ainda em fase de construção.

O acordo é importante porque, até hoje, a Telebrás não tem rede própria de fibras ópticas para tocar o plano de banda larga. Toda sua estrutura foi vendida às concessionárias de telefonia na privatização do setor, em 1998

Segundo o presidente da Telebrás, Caio Bonilha, com esse acordo, os seguintes Estados começarão a receber conexão do plano dentro de três meses: MARANHÃOPARÁ, Amapá, Mato Grosso, Rondônia, Acre e parte de Goiás.

"Estamos devendo isso para o Norte, é mais um passo dentro do PNBL", disse hoje o ministro Paulo Bernardo (Comunicações), durante a cerimônia.

Com a TIM foi assinado acordo para fornecimento de banda larga móvel inicialmente em Santo Antônio do Descoberto e Águas Lindas de Goiás (GO), e Samambaia e Recanto das Emas (DF). A empresa projeta que irá chegar a mil cidades em todo o país até 2012.

É o primeiro acordo formal do PNBL com uma operadora, que vai fornecer conexão com velocidade de até 1 mbps (megabit por segundo) por R$ 35 mensais, com um mínimo de 20% dessa velocidade garantido. Início da venda para o consumidor final nas quatro primeiras cidades é até setembro de 2011.

A TIM informou que o modem, que pode ser usado em computadores e notebooks, custa R$ 96, e poderá ser parcelado em até 12 vezes.

Também foi firmado hoje acordo com a Abrint (Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações) para parcerias no plano.

Essa é muito boa!!!!


Imagem do Blog do Parsifal

Ladrão invade casa, aciona armadilha e morre baleado em Goiás

Ig último segundo

Proprietário montou engenhoca com ratoeira, espingarda e pólvora já que estava cansado de ter sua casa invadida pelo mesmo criminoso

Um ladrão, identificado como Jefferson Marques Evangelista, de 32 anos, foi morto, na quarta-feira, com um tiro de calibre 12 disparado por uma armadilha, ao invadir, pela nona vez , a casa de José Geraldo de Souza, 28, na cidade de Formosa, região de Goiás.

Cansado de ter a casa invadida pelo mesmo criminoso, o proprietário, que viaja constantemente, montou uma engenhoca utilizando fios, um pedaço de cano, ratoeira, munição utilizada em espingarda e pólvora. O bandido parou a bicicleta em frente ao imóvel, pulou a cerca e, ao abrir a porta, acionou a armadilha.

Atingido no peito, Evangelista morreu no local. O autor da armadilha novamente estava viajando e foi alertado por telefone pelo vizinho quando o ladrão invadia a casa. Como não foi preso em flagrante, José Geraldo pagou fiança e responderá, em liberdade, por homicídio doloso - quando o autor assume o risco de matar. A pena pode chegar a 30 anos de prisão em caso de condenação.


Minha Opinião: O dono da casa se for trabalhador e não for político corrupto, provavelmente vai ser condenado e apodrecer na cadeia, apesar do mesmo ladrão ter invadido e roubado a sua casa nove vezes.

Imaginem que audácia, trabalhador matar bandido no Brasil, só por que o bandido invadiu a sua casa nove vezes? E o coitado nem chegou a estuprar a mulher e as filhas do cara! 

Trabalhador sem-vergonha, atrevido e cretino, invertendo a ordem natural e a tradição brasileira, que é o bandido matar o cidadão honesto...

Que horror, onde nós estamos, onde este país vai parar, que mau exemplo, ladrão se dando mal no Brasil? 

Esse trabalhador deve ser punido de forma exemplar. 

Se não tomarmos alguma providência urgente e enérgica, vão começar também a prender e a ferrar os políticos ladrões!!!

É O CÚMULO, ESTE PAÍS ESTÁ PERDIDO!!!

Obs. Se houver um novo plebiscito para desarmar o cidadão de bem como quer o Sarney, vote pelo desarmamento, assim os bandidos não correrão mais risco de morte ao invadir a sua casa para te roubar e estuprar a sua família.