terça-feira, 20 de setembro de 2011

Vacinação contra sarampo é prorrogada até dia 30

Devem ser vacinadas crianças com mais de um e menos de sete anos em todos os municípios dos estados que não atingiram a meta  

A Campanha de Vacinação de Seguimento contra o Sarampo, prevista para encerrar na sexta-feira (16) passada, foi prorrogada até o dia 30 deste mês. Até agora, mais de 16 milhões de crianças, entre um a menores de sete anos, foram imunizadas contra a doença em todo o país. O número corresponde a 94,70 % do público alvo, que é de 17.094.514. A meta é vacinar 95% da população desta faixa etária. (Confira os resultados da vacinação abaixo)
Devem ser vacinadas crianças com mais de um e menos de sete anos, de todos os municípios, nos estados que não atingiram a meta. Dos oito estados (SP, MG, RJ, RS, PE, BA, CE e AL) que começaram a campanha na primeira fase, dia 18 de junho, apenas a Bahia terá a prorrogação da campanha.  A vacina é a única maneira de proteger contra o sarampo. Até mesmo as crianças que já tomaram a vacina, devem ser imunizadas novamente.  
O secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, explica que a prorrogação da campanha permitirá aos gestores estaduais identificar os municípios que não atingiram a meta, para intensificar a campanha nessas localidades. “É importante que todas as crianças sejam vacinadas contra o sarampo para que esta doença não volte a circular no país”, observou o secretário.
Para a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI), Carla Domingues, os estados com baixos índices de imunizações são mais vulneráveis a surtos da doença, principalmente aqueles com grande fluxo de turistas. Ela ressalta que em muitos países o sarampo ainda é uma doença endêmica. “Se houver a importação de casos, pode ocorrer a transmissão do vírus. Por isso, é muito importante que todos os estados alcancem a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde”, observou.
Investimento- O Ministério da Saúde investiu R$ 146,7 milhões na compra e distribuição das doses, agulhas e seringas (a vacina é injetável); e repassou mais R$ 16,3 milhões aos estados e municípios, para organizarem a campanha nos municípios, nas duas etapas da campanha.
A Campanha de vacinação contra o sarampo ocorre em intervalos de três a cinco anos para reforçar a proteção das crianças contra a doença e manter o Brasil sem transmissão disseminada do vírus. Planejada para 2011, a campanha aconteceria, em todo o país, na segunda etapa da vacinação contra a paralisia infantil, dia 13 de agosto. Porém, com o surto de sarampo na Europa, o Ministério da Saúde, juntamente com estados e municípios, decidiu antecipar a ação em áreas prioritárias.
Sintomas – O sarampo é uma doença aguda, altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre, tosse seca, exantema (manchas avermelhadas), coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. O período de transmissão varia de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após o surgimento das manchas. A vacina é o meio mais eficaz de prevenção.
Histórico- A vacina contra o sarampo passou a ser utilizada no Brasil em meados da década de 1960, embora sem um plano de continuidade. A doença, introduzida pelos colonizadores na descoberta das Américas, era epidêmica e responsável por elevada mortalidade de crianças, em associação com a desnutrição. Entre 1969 e 1971 era a principal causa de mortalidade em crianças entre um e quatro anos de idade na América Latina, segundo estudo conduzido pela OPAS.  Na década de 70, no Brasil, a letalidade era de 5% do infectados. A partir dos anos 90, a estratégia de vacinação ganhou reforço, alcançando coberturas acima de 95% na última década, com a adoção em todo o país da vacina triplice viral para crianças de um ano. Em 2010, o Ministério da Saúde solicitou à OPAS (Organização Panamericana de Saúde) a certificação de país livre da doença.
Em 2011, até 19 de julho, os estados e os municípios notificaram ao Ministério da Saúde a ocorrência de 18 casos de sarampo no Brasil, relacionados vírus do tipo D-4, que circula na Europa. Os seja, são casos importados. As ocorrências foram relatadas nos estados do Rio Grande do Sul (7), Rio de Janeiro (4), São Paulo (3), Bahia (1), Mato Grosso do Sul (1), Piauí (1) e no Distrito Federal (1). É importante ressaltar que, desde 2000, o vírus selvagem não circula no país.
Resultados da vacinação por UF 
 
UF
Total
Meta
Doses
Cob.
96.800
80.065
82,71
453.769
347.795
76,65
84.288
68.672
81,47
901.061
725.299
80,49
158.411
136.623
86,25
57.869
41.701
72,06
151.189
141.492
93,59
NORTE
1.903.387
1.541.647
80,99
335.015
323.570
96,58
1.324.102
1.253.929
94,7
791.360
771.819
97,53
783.657
671.311
85,66
356.449
334.653
93,89
841.379
848.674
100,9
307.711
287.763
93,52
292.200
269.950
92,39
207.638
202.556
97,55
NORDESTE
5.239.511
4.964.225
94,75
302.240
294.172
97,33
1.580.409
1.594.991
100,9
1.235.980
1.192.846
96,51
3.339.134
3.359.529
100,6
SUDESTE
6.457.763
6.441.538
99,75
879.743
823.866
93,65
805.694
802.475
99,6
499.305
482.419
96,62
SUL
2.184.742
2.108.760
96,52
236.967
224.913
94,91
539.567
503.660
93,35
234.108
216.880
92,64
298.474
252.306
84,53
C.OESTE
1.309.116
1.197.759
91,49
BRASIL
17.094.519
16.253.929
95,08 

Educadores do Maranhão protestam por melhor educação pública


A paralisação dos trabalhadores em educação do Maranhão, como parte da campanha nacional em defesa da educação, que mobilizou educadores de todo o Brasil, foi marcada em São Luís por um ato público na Praça Deodoro, de onde os manifestantes saíram em caminhada até o Palácio dos Leões, sede do governo do Estado.

Nas mãos as mesmas bandeiras e nas vozes um coro: piso salarial nacional, aprovação do Plano Nacional de Educação, valorização da carreira profissional e maior investimento financeiro na educação pública.

Além dos educadores, representantes de várias entidades populares deram apoio ao ato pela educação. A mobilização foi coordenada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública (Sinproesemma), que desenvolveu ações, com a mesma finalidade, em todos os municípios do estado.

Com essa manifestação, os educadores da rede pública pressionam governos estaduais e municipais a aplicarem a Lei do Piso Salarial Nacional e, especificamente, no Maranhão, a aprovar o Estatuto do Educador, documento importante para estabelecer diretrizes que valorizam os profissionais e qualificam a educação da rede estadual.

Segundo o presidente do Sinproesemma, Júlio Pinheiro, a atividade realizada nesta sexta-feira, que mobilizou parcela significativa da categoria, cumpre seu papel de externar mais uma vez a preocupação dos trabalhadores com a educação pública de qualidade no Maranhão.

“A pauta que defendemos hoje é acertada. Primeiro porque é preciso repensar a educação pública no Brasil e especialmente no Maranhão, onde é necessário corrigir as profundas distorções que existem na educação do estado. É preciso haver uma mudança na concepção política em torno da educação, com valorização permanente dos profissionais da área, assim como deve ser repensada a educação na perspectiva de combater o analfabetismo, com mudanças estruturais, a começar pela construção de um Plano Estadual de Educação, haja vista que a gestão da rede deve priorizar o diálogo permanente entre os atores do processo educacional”, ressalta o presidente.

A questão do aumento de recursos para a educação, uma das bandeiras de luta dos trabalhadores, é defendida no Maranhão, entre os educadores, como fundamental para estabelecer as mudanças necessárias que eleve a qualidade da educação pública no Brasil e consequentemente no estado, que tem índices educacionais preocupantes. “Os recursos são insuficientes e o investimento que é feito não atende às necessidades, por isso é importante a aprovação dos 10% do PIB para educação e ampliar a participação da União, estados e municípios na destinação de recursos para a educação”, enfatizou Pinheiro.

Quanto ao piso salarial e à carreira profissional, o presidente afirma, mais uma vez, que é necessário cumprir a Lei que determina o pagamento do piso, com valorização da carreira. E nesse sentido, "a Assembleia Legislativa tem papel importante na materialização desses pleitos. Enquanto isso, a categoria vai permanecer mobilizada até que esses direitos sejam respeitados", conclui o presidente.


Fonte: Cláudia Leal/Ascom Sinproesemm


segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Foto síntese: Para que não restem dúvidas


Pra que não restem dúvidas que aqui tem o que você procura, a proprietária desse bar, localizado em uma cidade do interior paraense resolveu exagerar na dose. Não precisava. Afinal, para bom bebedor meia palavra já é suficiente. Ou seja, bastava escrever: “temos meiota”.

Repasse do FPM é bloqueado a 47 prefeituras do MA


SÃO LUÍS - No Maranhão, 47 prefeituras estão com o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) bloqueados. Débitos com o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) são os motivos para a suspensão da verba obrigatória. 
Na lista estão municípios como Açailândia e Imperatriz, que, junto com os demais, terão dificuldades de repassar a verba orçamentária para as Câmaras Municipais na terça-feira, dia 20.
O mês de setembro não pode ser considerado um dos melhores para os prefeitos de todo o país. Isso porque ao contrário do que se esperava, o dinheiro do FPM será 26% menor do que o previsto em relação ao mês anterior. Na primeira parcela, debitada no dia 10, algumas prefeituras do Maranhão, por exemplo, ficaram com as contas zeradas e já existiam parcelamentos de débitos com o INSS.
Aliado à queda do FPM, os gestores municipais também convivem com o bloqueio do envio da verba pela existência de débitos com o INSS. Este é o caso de 47 prefeituras maranhenses que não receberão segundo decêndio de setembro. Estão na lista as prefeituras de Açailândia, Imperatriz, Davinópolis, Nova Colinas, Amarante, Estreito, Porto Franco, Ribamar Fiquene, Lajeado Novo, Senador La Rocque, Buritirana, João Lisboa, Grajaú, Carolina e Benedito Leite.
Débitos
Dessas 47 prefeituras, 15 estão com débitos tanto com o INSS quanto com o Pasep. Outro dado alarmante é que pelo menos 13 desses municípios já tiveram o repasse do FPM bloqueados nos meses de abril, maio, junho e julho. Até o depósito da primeira parcela do FPM de setembro, eram 52 municípios com contas bloqueadas. Cinco prefeituras conseguiram quitar o débito.
Esse é o caso de Loreto, que estava com débito de R$ 109 mil com o INSS e conseguiu quitar a dívidas dois dias após anunciado o bloqueio do repasse do fundo. “Conseguimos pagar, apesar das dificuldades. Utilizamos o dinheiro do ICMS, que tínhamos de reserva, e é com esse recurso também que vamos pagar a Câmara e a folha dos funcionários da administração municipal”, explicou o prefeito Germano Martins Coelho.
A cidade de Loreto tem o repasse do ICMS maior que da maioria dos municípios com até 20 mil habitantes, já que fica na região do sul do Maranhão, onde há produção de soja. Além de Loreto, Alto Parnaíba, Fortaleza dos Nogueiras e São Félix de Balsas já estão com o FPM desbloqueado.
Câmaras
O não recebimento da segunda parcela do fundo implicará diretamente no repasse que as prefeituras devem fazer às Câmaras Municipais, já que é no segundo decêndio que esse pagamento é feito. “Existem casos piores, visto que, com a queda do FPM e os parcelamentos de débitos com o INSS, no primeiro decêndio muitos prefeitos não receberam nada, prejudicando até o pagamento da folha da Prefeitura. E mesmo com o que vai receber agora dia 20 não será suficiente para honrar com os compromissos”, afirmou Júnior Marreca, presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem).
Pela Constituição Federal no artigo 29-A, no parágrafo 2º, o prefeito é obrigado a repassar o duodécimo até dia 20 de cada mês às Câmaras Municipais. Caso contrário, a penalidade pode ser a cassação do chefe do Executivo. O problema é que os municípios com o FPM bloqueado não terão como efetuar o pagamento ou terão que deixar outros pagamentos de lado para enviar o duodécimo ao Legislativo Municipal.
Este é o caso da Prefeitura de Imperatriz, que está com o repasse do fundo bloqueado por uma dívida de R$ 350 mil com o INSS. Mas, mesmo que recebesse o FPM, teria dificuldades em honrar o pagamento com a Câmara. Segundo o prefeito Sebastião Madeira, a Câmara de Imperatriz recebe por mês R$ 715 mil e, mesmo que dia 20 recebesse o segundo decêndio, que é de R$ 202 mil, não daria para efetuar o repasse.
“Tenho que me virar. Às vezes atraso um ou outro pagamento, pago multas, mas com os cuidados devidos conseguimos administrar”, disse Madeira.
Ainda de acordo com o prefeito de Imperatriz, quando assumiu a Prefeitura, recebeu o débito de R$ 106 milhões com o INSS. Uma negociação foi feita e a dívida foi parcelada em 240 meses. Este mês, a parcela de R$ 2,5 milhões não foi paga completamente restando R$ 350 mil. Sobre esse débito, Sebastião Madeira garante que até segunda-feira será pago.
Repasse
No entanto, esse pagamento não vai garantir o recebimento do segundo decêndio, já que as dívidas deveriam ser pagas até o dia 15 deste mês, ou seja, cinco dias antes da verba ser creditada. “Sinceramente, esses R$ 200 mil do dia 20 não farão tanta diferença, já que a Prefeitura tem uma dívida de R$ 350 mil para pagar ao INSS. Estamos preocupados em repassar a receita da Câmara e para isso vamos buscar dinheiro de outros tributos, como o ICMS e os recursos próprios”, garantiu Sebastião Madeira.
O orçamento da Prefeitura de Imperatriz é composto pelo FPM – que representa 50% - e mais o ICMS, ISS e IPTU, que compõem o restante. Esse quadro não é o mesmo para a maioria das prefeituras do Maranhão, que têm no FPM a maior receita do município. Cidades menores como Lajeado Novo, Benedito Leite e Nova Colinas, por exemplo, recebem, em média, por mês mais de R$ 400 mil em repasse do fundo de participação já com os descontos da educação e saúde. Essa é a principal fonte dos recursos da Prefeitura, que tem que repassar cerca de 7% para o Legislativo municipal.
Fonte: O Estado

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Ministro Fernando Haddad garante investimentos para o Maranhão

Brasília - O ministro da Educação, Fernando Haddad,falou sobre a criação de universidade federais e institutos federais de educação profissional e tecnológica, durante entrevista ao programa Bom Dia Ministro, na rádio Nacional, numa realização da Agência Brasileira de Notícias.



Haddad disse que o Maranhão tem recebido uma atenção especial do governo federal no que diz respeito a investimentos na área de educação profissional e tecnológica, além do ensino superior. O ministro, ainda, destacou a criação de centros tecnológicos espalhados no Estado e a construção de um Campus Universitário na cidade de Balsas.
O Maranhão está sendo beneficiado com a criação de um Campus Universitário em Balsas, uma cidade que está em desenvolvimento importante, com geração de emprego e renda. É uma alavancagem importante, pois o programa de expansão nas áreas de educação profissionalizante, tecnológica e superior no Estado, o que já vem acontecendo via a Universidade Federal do Maranhão e o Ifma - ressaltou.
Embora reconheça que os índices educacionais no Maranhão sejam preocupantes, Fernando Haddad afirma ser importante investir no Maranhão e garantiu que o Ministério da Educação tem apostado e contribuído para reverter esse quadro.
Os números do Maranhão são sempre preocupantes, acompanhamos com muita cautela e sabemos das dificuldades. Mas, eu entendo que a educação profissional e superior é a única saída que os maranhenses têm. Se não alavancarmos a formação de recursos humanos para o Estado, jamais o Estado vai receber os investimentos necessários para o seu desenvolvimento e dar sustentabilidade para que esse ciclo de expansão econômica que o Estado está vivendo. O Ministério de Educação tem segurança que está fazendo a coisa certa ao investir pesadamente no Maranhão - esclareceu.
Expansão Teconólogica - Questionado sobre a consolidação do ensino tecnológico no País, o ministro deixou bem claro que os investimentos feitos no setor em oito anos de governo Lula e mais quatro de Dilma Rousseff são notáveis e definiu como uma quebra de paradigmas.
Em oito anos do governo Lula foram construídas 422 unidades de ensino tecnológicos. Nos quatro anos do governo de Dilma Rousseff serão construídas 208, num total de 422 unidades em doze anos de governo do PT, pois ao longo de quase um século, ou seja 93 anos, fora construídas apenas 140 unidades. 

Isso aconteceu entre os períodos de 1909 a 2002. Para um Estado que não investia em educação profissional é uma mudança de paradigma. Uma abertura para a juventude como nunca se viu. Muitos faziam o ensino médio sem saber da sua importância e alguns poucos conseguiam ingressar na universidade. Essa mentalidade está mudando, pois o aluno se profissionaliza, tem acesso a cultura, ao esporte e uma parte desse alunato vai para a universidade até porque o acesso foi ampliado - explicou.


Fonte: Ascom/UFMA

Setenta municípios vão receber 26 mil bicicletas escolares


ASCOM-FNDE (Brasília) – Mais de 26 mil estudantes da rede pública de 70 municípios vão receber, nos próximos dias, as primeiras bicicletas escolares e capacetes doados pelo governo federal. 


A doação faz parte do Programa Caminho da Escola, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que pretende renovar a frota de veículos de transporte escolar no país, trazendo mais conforto e segurança aos estudantes e garantindo o acesso às unidades de ensino.


Criado em 2007, o programa já permitiu a aquisição de mais de 12 mil ônibus escolares e forneceu cerca de 300 lanchas a municípios ribeirinhos. A partir deste ano, a nova alternativa de transporte virou realidade.

E a previsão do FNDE é a de beneficiar, até o fim deste ano, alunos de 300 municípios com 100 mil bicicletas.A nova opção vale tanto para as áreas rurais quanto para as urbanas. “Nas cidades, os alunos que moram a pequenas e médias distâncias das escolas poderão utilizar um meio de transporte que não agride o meio ambiente e ainda proporciona uma atividade física saudável. 

Nas zonas rurais, muitas vias são intransitáveis até para veículos 4 X 4, e a bicicleta pode auxiliar os estudantes a chegar à escola ou ao ponto onde passa o ônibus escolar”, afirma José Maria Rodrigues de Souza, coordenador-geral do Caminho da Escola.As bicicletas foram doadas pelo governo federal às prefeituras. 

O governo local deve decidir em quais escolas vão utilizar o novo meio de transporte e como será a cessão aos estudantes. O FNDE recomenda duas formas diversas: “o município pode ceder as bicicletas aos alunos e fazer verificações periódicas de seu estado de conservação ou prever uma futura doação aos estudantes, após dois ou três anos de uso do bem público, relacionada à assiduidade na escola e às notas nas avaliações”, explica o coordenador do programa.Esses primeiros beneficiados fazem parte de uma lista com 81 municípios selecionados para receberem 30 mil bicicletas e capacetes. O FNDE já autorizou as empresas que venceram o pregão eletrônico para registro de preços a entregarem esse primeiro lote. 

Os demais vão receber nas próximas semanas, assim que o termo de doação seja assinado pelos gestores locais.Para pleitear a doação de bicicletas e capacetes escolares ainda em 2011, os municípios que têm até 20 mil habitantes devem concluir o cadastro do PAR (Plano de Ações Articuladas) e inserir a solicitação como subação. 

O FNDE fará a seleção observando a demanda e o orçamento disponível.Os municípios interessados em comprar as bicicletas com recursos próprios também podem participar. Basta pedir adesão ao registro de preços do FNDE e acertar o contrato com os fornecedores.

Especificações – Concebida pelo FNDE e testada em laboratório credenciado pelo Inmetro, a bicicleta escolar tem dois tamanhos – aro 20 e aro 26 –, quadro reforçado, selim anatômico, paralamas, bagageiro traseiro e descanso lateral, além de itens de segurança, como espelho retrovisor, campainha e refletores dianteiro, traseiro, nas rodas e pedais. Ainda vem com uma bomba manual para encher pneu e ferramentas de montagem e regulagem.

O pregão eletrônico de registro de preços da bicicleta escolar foi realizado em 2010. As atas de registro de preços foram assinadas em outubro passado e têm validade até outubro deste ano. O prazo para a entrega do veículo é de noventa dias, contados a partir da assinatura do contrato pelo fornecedor e pelo contratante.


Capacetes – Foram concebidos dois tipos de capacetes, para crianças maiores e menores. Ambos são fabricados com poliestireno expandido (EPS) de alta densidade, próprio para absorver impactos, e o casco externo é revestido em policloreto de vinila (PVC), material que funciona como deslizante. 


Ainda possui, na parte interna, espumas removíveis, com tecido lavável, tratamento antialérgico e que proporciona alta absorção de suor.O pregão eletrônico dos capacetes já foi realizado e a ata de registro de preços está em vigência até fevereiro de 2012. Os municípios interessados também podem aderir ao pregão para comprar os capacetes com recursos próprios.

Fonte: MEC/FNDE

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Escolas do Maranhão têm pior desempenho do país no ENEM 2010


O Maranhão foi o estado brasileiro que obteve a pior pontuação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010. Segundo o resultado da prova, divulgado ontem (12), o estado obteve pontuação 512, sendo um dos três que ficaram abaixo da média – os outros dois são Tocantins (também com 512) e Piauí (518).

A escola maranhense de ensino médio que atingiu melhor pontuação no Enem 2010 ficou na 61ª colocação entre as 4.203 escolas do Brasil que participaram da prova. Trata-se do Jardim Escola Crescimento, do Renascença (São Luís), que obteve 697,60 pontos (acima da média). Em 2º lugar entre as melhores escolas do Maranhão, ficou o Centro de Educação Internacional COC, do Calhau (São Luís), com 693,72 pontos (81º posto no ranking nacional). O Colégio Educator, localizado no Outeiro da Cruz (São Luís), foi ranqueado na 3ª posição, no estado, e na 112ª no ranking nacional, obtendo 689,04 pontos, enquanto o Centro Educacional Montessoriano Reino Infantil (do Renascença) ficou em 4º lugar no Maranhão e em 145º no país, com 685 pontos.
Das 20 melhores escolas maranhenses no Enem 2010 (todas com pontuação acima da média), apenas três pertencem à rede pública: Instituto Federal do Maranhão, no Monte Castelo (São Luís), com 676,22 pontos (5ª no estado e 224ª no Brasil); Cefet de Imperatriz, com 662,63 pontos (8º no estado e 380º no país); e Colégio Universitário (Colun), localizado no campus da Ufma, com 645,05 pontos (14º no estado e 737º no país).

Pioraram – Sete das 20 escolas maranhenses com melhor desempenho no Enem 2010 pioraram sua pontuação em relação ao ano anterior (2009).
São elas: Centro Educacional Montessoriano Reino Infantil (de 693,37 em 2009 para 685 em 2010); Instituto Federal do Maranhão, de São Luís (de 677,47 em 2009 para 676,22 em 2010); Colégio Santa Teresa, de São Luís (de 661,39 em 2009 para 658,75 em 2010); Centro de Ensino Upaon-Açu, de São Luís (de 660,42 em 2009 para 653,41 em 2010); Colégio O Bom Pastor, de São Luís (de 645,53 em 2009 para 638,93 em 2010); Colégio Marista do Araçagi, de São José de Ribamar (de 645,16 em 2009 para 633,95 em 2010); e Colégio Literato, de São Luís (de 653,30 para 633,63 em 2010).
No Maranhão, alunos de 13.691 escolas participaram do Enem 2010 (12.886 públicas e 805 particulares).
Entre os 9 estados do Nordeste, apenas o Maranhão e o Piauí atingiram pontuação abaixo da média. Ficaram dentro da média Pernambuco (537), Ceará (535), Alagoas (534), Paraíba (531), Bahia (531), Rio Grande do Norte (528) e Sergipe (527). Nenhum estado nordestino se posicionou acima da média (pontuação a partir de 554,06).
A pontuação do Brasil, como um todo, ficou em 537 (dentro da média).
ENEM: PONTUAÇÃO DOS ESTADOS*
Distrito Federal: 579
Rio de Janeiro: 572
São Paulo: 561
R. G. Sul: 559
Minas Gerais: 557
Santa Catarina: 555
Goiás: 544
Mato Grosso do Sul: 543
Paraná: 543
Pernambuco: 537
Ceará: 535
Espírito Santo: 535
Alagoas: 534
Pará: 532
Paraíba: 531
Bahia: 531
R. G. Norte: 528
Sergipe: 527
Amapá: 527
Mato Grosso: 526
Roraima: 523
Rondônia: 523
Acre: 522
Amazonas: 522
Piauí: 518
Tocantins: 512
Maranhão: 512
(*) Parâmetros:
Abaixo da média: até 520,01
Dentro da média: entre 520,01 e 554,06
Acima da média: a partir de 554,06
Jornal Pequeno
POR OSWALDO VIVIANI


É o Amor!!!!!!


MPF denuncia bispo Edir Macedo


O Ministério Público Federal (MPF), jurisdição de São Paulo, denunciou o bispo Edir Macedo, líder da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), o ex-deputado federal João Silva, o bispo Paulo da Conceição, e a diretora financeira da IURD, Alba da Costa, por "lavagem dinheiro e evasão de divisas, formação de quadrilha, falsidade ideológica e estelionato contra fiéis para a obtenção de recursos para a IURD.".

Segundo o MPF, os quatro denunciados, entre os anos de 1999 a 2005, remetiam, ilegalmente, do Brasil para os EUA, vultosas quantias de dinheiro.

Alega o MPF que o dinheiro era obtido por estelionato contra fiéis da IURD, “por meio do oferecimento de falsas promessas e ameaças de que o socorro espiritual e econômico somente alcançaria aqueles que se sacrificassem economicamente pela Igreja".

Calo-me sobre as outras acusações, mas, devo discordar da acusação de que o dinheiro da IURD tenha sido obtido por meio de estelionato, devido a "oferecimento de falsas promessas".

Todas as denominações religiosas hão suas pecúnias incutindo no fiel a expectativa de paz e prosperidade na Terra e redenção no céu, condicionados à contribuição regular de parte do que conseguem obter: é o fundamento teológico do dízimo, sobre o qual o Estado não tem competência para interferir, opinando que sejam “falsas promessas”.

Nos dias de hoje os evangélicos têm tido mais competência do que a igreja católica (que já foi expert no assunto, com as simonias da Idade Média)  neste convencimento e, é verdade, alguns se excedem nas promessas, mas, criminalizar o culto que visa arrecadar além do dízimo é seara indigesta.

Imagem: “A vala dos simoníacos”, de William Blake


domingo, 11 de setembro de 2011

11 de Setembro: "10 anos da tragédia que abalou a maior potência mundial"


Foram quatro as aeronaves sequestradas na manhã de 11 de setembro de 2001: o dia no qual os EUA sofrerem o maior ataque em seu território desde Pearl Harbor.

O voo 11 e o 175 vazaram as torres norte e sul do World Trade Center respectivamente. As duas torres não resistiram ao impacto: a torre sul veio ao chão após 56 minutos do impacto e a norte desmoronou após 102 minutos do impacto.

O voo 77 atingiu o centro da inteligência militar dos EUA, o Pentágono. O voo 93 foi o único no qual os terroristas não conseguiram o desejado alvo, possivelmente a Casa Branca: passageiros entraram em luta com os terroristas e estes derrubaram o avião em uma planície da Pensilvânia.

A tragédia, inclusive os que estavam nas aeronaves, fez 2.973 vítimas fatais. É em homenagem a elas que se inaugura hoje, em Nova York, no local onde outrora se viam as duas torres do WTC, o memorial "Refletindo a ausência", desenhado pelo arquiteto israelense-americano Michael Arad.

O "Refletindo a ausência" é o primeiro de uma série de novos ícones de Nova York que redefinirão a paisagem urbana da cidade até 2016, quando o "Marco Zero" será concluído, incluindo duas grandes torres: uma espécie de catarse da cidade com a dor das suas perdas.





Veja as fotos na homenagens às vítimas do 11 de Setembro pelo mundo: